top of page

A POUPANÇA PAGOU SÓ ISSO? E AGORA?

  • custoseganhosconsu
  • 10 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2022

A poupança pagou “só isso”, e agora? Você está procurando um investimento seguro como a poupança, mas com rentabilidade maior que a inflação? Está pensando em sair da poupança e colocar o dinheiro em algum fundo? Está procurando algum produto com boa rentabilidade e tem encontrado dificuldade? Está confuso diante da infinidade de fundos que os bancos oferecem?


Fique tranquilo, essas e outras perguntas são realizadas diariamente por muitos brasileiros que procuram uma opção dentro de um banco, e que veem mais confusão do que solução. Ao perguntar para o gerente da conta, este aconselha cada vez mais fundos como os de renda fixa, fundos DI, fundos de previdência, consórcio e títulos de capitalização?


Apesar de parecer chocante, em um primeiro momento, o gerente do banco está certo, pois são os produtos que ele tem para oferecer. Ou seja, qualquer cliente terá como opção escolher o fundo que lhe parecer menos ruim, entre as infinitas alternativas. Porém, diante da enorme dúvida, muitos clientes preferem ficar apenas na poupança, pois não sabem ainda em qual produto investir o seu dinheiro.


Quer dois conselhos valiosos? O primeiro é usar o banco e através da plataforma do banco para abrir uma conta na corretora, pois os melhores produtos estão fora do banco, estão nas corretoras. O segundo conselho é para estudar e aprender como funciona o comércio de dinheiro, quais são os tipos de produtos que o mercado opera.


O mercado opera basicamente com três tipos: os Pós-fixados, os Pré-fixados e os Misto, oferece CDB pós-fixado, o CDB pré-fixado e o CDB misto, e Títulos do Tesouro pós-fixado, pré-fixados e misto.


Ao estudar o assunto, você vai perceber que a poupança é um produto pós-fixado. E é por isso que com a queda da taxa Selic, que é pós-fixado, a rentabilidade da poupança está baixa. Portanto, a melhor opção para quem quer sair da poupança são os produtos com remuneração misto, os chamados IPCA. Ou seja, basta migrar para um CDB com remuneração IPCA.


Nas corretoras, você encontrará um CDB sendo oferecido a IPCA + 4,00% ao ano, que entregou nos últimos 12 meses mais de 13% de rentabilidade contra menos de 2% da poupança. Sendo assim, o seu único desafio é se esforçar a garimpar até encontrar um CDB que esteja pagando mais de 4% acima do IPCA. Evolução espiritual garante a prosperidade material.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page