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CARTÃO DE CRÉDITO: COMO LANÇAR NO SISTEMA A TARIFA DESCONTADA

  • custoseganhosconsu
  • 1 de abr.
  • 3 min de leitura

No setor financeiro, é importante que todos os lançamentos realizados, sejam feitos de maneira correta, de acordo com as normas contábeis. Um erro comum que pode ocorrer, especialmente nas conciliações bancárias de transações realizadas com cartões de crédito, é deixar de lançar as tarifas descontadas dos créditos. Isso pode gerar distorções nas informações financeiras e comprometer a Demonstração de Resultados.


Vamos abordar um caso específico para explicar o procedimento correto a ser seguido: quando a administradora de cartões de crédito, realiza o crédito de um valor na conta de um comerciante ou prestador de serviço, mas desconta uma tarifa referente a aluguel da máquina de cartão, como neste exemplo:


Imagine que a administradora do cartão de crédito deva realizar um crédito no valor de R$ 1.000,00 na conta do comerciante. Porém, antes de realizar esse depósito, ela desconta uma tarifa de R$ 100,00 referente ao aluguel da máquina. Nesse caso, o valor que entra na conta do comerciante será de R$ 900,00 líquidos.


O problema começa quando a pessoa do setor financeiro, sem se atentar a esses descontos, realiza a conciliação bancária com base no valor líquido de R$ 900,00. Com isso, o saldo da conta bancária parece ficar correto, pois o valor creditado coincide com o valor baixado. No entanto, se a fatura a receber era de R$ 1.000,00 e foram baixados apenas R$ 900,00, o que acontece com os R$ 100,00 restantes? Ficam em aberto aguardando baixa? Além disso, o valor de R$ 100,00, referente à tarifa do aluguel da máquina, não foi registrado como despesa, gerando distorção na Demonstração de Resultados.


O Procedimento Correto

O processo correto para lançar a tarifa descontada, envolve dois passos: a baixa integral da fatura e o lançamento da despesa referente ao aluguel da máquina.


O primeiro passo é registrar a entrada integral de R$ 1.000,00. Isso deve ser feito porque, embora a administradora tenha descontado a tarifa de R$ 100,00, o valor total da venda foi de R$ 1.000,00 que foi pago pelos clientes. Portanto, o lançamento no sistema financeiro deve ser: Debita conta banco a entrada de R$ 1.000,00 de acordo com o valor total da venda.


Em seguida, você registra a despesa com aluguel da máquina, que foi descontada pela administradora do cartão. Esse valor de R$ 100,00 deve ser lançado, gerando um título no “Contas a pagar”, na conta Despesa com Aluguel de Máquina. Se o sistema permite fazer lançamento de caixa, ou lançamento contábil, sem passar pelo Contas Pagar, você debita “Despesa com Aluguel de Máquina” e credita a conta banco, a saída de R$ 100,00 do pagamento desta despesa.


Após realizar os lançamentos, a conciliação bancária ficará, entrada de R$ 1.000,00 na conta bancária, e a saída de R$ 100,00 para a despesa devidamente registrada. Desta forma, o saldo na conta será de R$ 900,00, o que reflete o valor líquido após o desconto da tarifa.


Realizar esse procedimento, da maneira correta, garante que a empresa tenha um controle financeiro transparente e como consequência, uma “Demonstração de Resultados” confiável. Portanto, a recomendação é que os profissionais da área financeira se atentem a esses detalhes e habituem a sempre realizar as baixas, obedecendo o princípio de que, a cada débito corresponde um crédito, e que a origem e o destino de cada centavo, precisam zerar, sempre.



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