top of page

CENTAVOS ARREDONDADOS NO SEU CONTAS A RECEBER, COMO LANÇAR NO SISTEMA

  • custoseganhosconsu
  • 15 de jul. de 2024
  • 3 min de leitura

Vamos supor que o seu cliente pagou um boleto no valor de R$ 2.747,26. Porém, ao entrar no sistema para dar baixa nesta fatura, você percebe que o valor na tela é de R$ 2.747,25. O cliente pagou um centavo a mais. O que fazer? Como proceder com essa diferença de um centavo?


Considerando que o valor de R$ 2.747,26 é o que entrou na conta do banco, precisamos contabilizar esse valor. Neste caso, basta lançar essa diferença de um centavo no campo "acréscimo de liquidação" no seu Contas a Receber, o campo normalmente utilizado para adicionar o valor de recebimento de juros quando o cliente paga a fatura com atraso.


Este valor de acréscimo será uma receita, que aumentará o resultado da empresa. Então, a baixa desta fatura fica assim: credita R$ 2.747,25, que é o valor da fatura no seu sistema, e credita um centavo na conta 'Receitas Financeiras' ou em uma conta equivalente, que deve ser a conta que sua equipe parametrizou no sistema. E debita a conta banco no valor de R$ 2.747,26, que é o valor exato que entrou na conta bancária.


Quando ocorrer o contrário, ou seja, seu cliente pagar um valor menor do que a fatura que consta no seu sistema, basta proceder de forma inversa, lançando a diferença na conta “Despesas Financeiras” ou em uma conta equivalente. Na dúvida, faça duas baixas. A primeira, no valor que entrou no banco, digamos R$ 2.747,25, para uma fatura no valor de R$ 2.747,26 do seu sistema. Ao efetuar esta baixa, o saldo do banco fica correto, mas o seu Contas a Receber ainda apresenta um saldo residual. Então, faça a segunda baixa, no valor de um centavo, zerando o restante da fatura e lançando na conta “Despesas Financeiras” ou em uma conta equivalente.


Se você já sabe como lidar com isso, pode fazer os dois lançamentos em uma única baixa: credita R$ 2.747,25 do seu Contas a Receber, e em contrapartida debita a conta banco, e na linha seguinte, credita o resto de um centavo, do seu Contas a Receber, zerando o resto da fatura, e na contrapartida debita a conta “Despesas Financeiras”.


O processo para acertar os centavos que eventualmente sobram no sistema, segue o mesmo princípio do Contas a Pagar, só que de forma inversa. O decréscimo no Contas a Pagar é uma receita, enquanto o decréscimo no Contas a Receber é uma despesa. O acréscimo no Contas a Receber é uma receita, enquanto no Contas a Pagar é uma despesa.


É o mesmo processo para receber juros dos pagamentos feitos com atraso, quando o valor recebido é maior do que o valor da fatura. É algo simples para quem já sabe fazer e está acostumado, mas para aqueles que estão começando, mesmo na era da inteligência artificial, esses conceitos básicos permanecem inalterados e precisam ser aprendidos passo a passo.


Quando uma pessoa chega e encontra o sistema já parametrizado, é uma vantagem porque ganha tempo. No entanto, pilotar o que já está pronto não lhe permite entender como isso funciona. Para empresas que começaram pequenas e estão crescendo, enfrentar a necessidade de colocar tudo no sistema com uma equipe que não faz ideia de como parametrizar, pode ser um grande desafio. No entanto, essa é uma oportunidade valiosa para aprender o funcionamento do passo a passo contábil dentro de um sistema integrado, fortalecendo a base contábil e preparando a empresa para um crescimento sustentável.



Veja também no you tube:

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page