CICLO DE COMPRAS
- custoseganhosconsu
- 6 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2022
Em um estabelecimento comercial, principalmente os que têm centenas de itens, a função do abastecimento é uma questão crucial para o sucesso. Quando a metodologia de compras não é completamente dominada, é comum cometer o equívoco de comprar freneticamente, de forma interminável, e ser cobrado constantemente pelas mercadorias que faltam, as que sobram no estoque e as que acabam estragando ou saindo de moda.
Sendo assim, o comprador despreparado vira escravo da correria de cobrir os itens que faltam e tudo fica urgente. Assim, além de o comprador começar o dia estressado e passar o dia na correria, quando chega no final do dia tem a sensação de que não conseguiu dar conta do recado.
Com isso, quando não há um método para colocar ordem no processo, o círculo vicioso se estabelece e, devido à falta de tempo, o comprador fica desesperado. Um bom exemplo disso, para ajudar a ilustrar, é a dona de casa atrapalhada que esquece de comprar ingredientes e vive correndo no mercado da esquina para suprir as faltas. Porém, uma coisa é esquecer de comprar alguns itens o que é bem diferente de quando se trabalha e “esquece” centenas de itens.
Por isso, em um estabelecimento que envolve muitos itens, o ideal é que o abastecimento seja realizado em ciclos padronizados, por grupos de produtos, para que se possa pedir, preferencialmente, todos os itens de um fornecedor antes de fazer o pedido para outro fornecedor e assim por diante. Não é viável pedir lotes picados e ir repondo na medida que o item acaba, pois além da falta de praticidade deixa o comprador e o fornecedor loucos.
Contudo, para otimizar o processo, é necessário estabelecer um ciclo de compras, para definir a quantidade de cada item deve ter no estoque até o próximo pedido, e assim determinar a periodicidade de compra em cada fornecedor, se será semanal, quinzenal, mensal ou trimestral.
Por definição os produtos de giro rápido devem ser abastecidos em ciclos menores, enquanto os produtos de giro lento em ciclos maiores, os que possuem maior valor agregado em ciclos menores. E os produtos de valor menor em ciclos maiores.
Entretanto, ao comprar em ciclos longos os produtos que vendem bastante a tendência é carregar o estoque até a próxima entrega, o que significa que mais dinheiro do patrimônio e mais espaço ficam parados. Por outro lado, não faz sentido comprar semanalmente um produto que vende pouco ou comprar em ciclo menor os produtos de valor pequeno, como parafusos. Quando o valor e o volume de um item é pequeno o custo x benefício é maior ao se manter no estoque.
Por isso, é imprescindível separar tempo na agenda para definir o melhor CICLO DE COMPRAS, a fim de criar uma metodologia eficiente e eficaz, e a função de abastecimento se torne uma atividade prazerosa e lucrativa para o negócio.
Comments