COMO ABRIR UMA CONTA EM UMA CORRETORA?
- custoseganhosconsu
- 24 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
Dê uns tempos para cá, essa pergunta sem sido realizada para nós com mais regularidade, como se fosse algo muito difícil. E, ao questionar as pessoas qual é a dificuldade, entendemos que a pergunta deveria ser outra. Pois na verdade o problema está na insegurança de colocar o dinheiro em algo desconhecido.
A grande maioria das pessoas são clientes de grandes bancos já renomados no mercado como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander. E, ao entrarmos no mundo das corretoras nomes como Ágora, BTG, Clear, Easynvest, Modalmais, Órama, Rico, Toro, XP, entre outras, apesar de conhecidos no mundo financeiro, ainda são desconhecidos para a grande parte das pessoas, o que gera insegurança para colocar o dinheiro, principalmente por se tratarem de instituições que não são os grandes bancos.
Pensando nisso, resolvemos responder as principais dúvidas e assim auxiliar em uma tomada de decisão consciente.
Se uma corretora quebrar, o cliente perde todo o dinheiro? Esta é uma pergunta que muitas pessoas têm feito. A resposta é não. Quando uma corretora quebra, as ações ou títulos que você comprou via corretora, permanecem intactos pois não são propriedades da corretora. Apesar disso, o valor que estiver parada na conta dentro da corretora, é possível que seja perdido.
Abrir uma conta em uma corretora é difícil? Depende do perfil do cliente. Um jovem da geração das contas digitais em poucos minutos consegue abrir uma conta na corretora e no minuto seguinte já estar operando. Agora, se você pertence a geração anterior a digital, e tem dificuldade, é recomendado que seja realizado o passo a passo, no seu ritmo, e de preferência com a ajuda de alguém que já tenha conta na corretora. O segredo é não desistir até dar certo.
Como escolher uma corretora? As corretoras cobram o custo da corretagem. Sendo assim, um dos critérios para escolher uma corretora pode ser o preço da corretagem. Tem corretora que oferece corretagem zero, devendo pagar somente a taxa de liquidação, emolumentos e tributos. Além disso, quem já é cliente tradicional dos grandes bancos, o caminho natural é optar por home broker do próprio banco, que direcionará a abrir uma conta na corretora do próprio banco. Contudo, neste caso, a conta da corretora ficará vinculado a conta corrente. Porém, também é possível abrir uma conta em uma corretora independente.
Como transferir o dinheiro para conta da corretora? Se você abriu a conta em uma corretora independente a transferência deverá ser realizada via TED. Já se a conta for vinculada com a conta corrente do banco a transferência é feita automaticamente da conta corrente para corretora. Por exemplo, você comprar mil reais em ações, dentro de dois dias será debitado da sua conta mil reais mais as taxas.
Recomendamos que após a abertura da conta, o valor operado comece baixo para que você possa experimentar e entender o funcionamento até se acostumar, o que ocorre com a repetição. Depois, vá gradativamente aumentando o investimento na medida em que se sentir seguro em administrar seu patrimônio via corretora e tenha sucesso e prosperidade.
Comments