COMO ATRAIR PEDIDOS COM BOA MARGEM
- custoseganhosconsu
- 7 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
Este mês, a venda está abaixo da meta. Apesar disso, tenho uma proposta de pedido de um grande cliente e que, ao aceitar este pedido, significa conforto na produção, apesar da margem de contribuição ser baixa, pois ajudará a pagar o custo fixo.
Eis a questão, se deixar passar este pedido vou ficar com venda baixa, produção ociosa e prejuízo no mês. Porém, se aceitar, provavelmente, vamos passar o mês com a produção ativa e diminuir o prejuízo. O que devo fazer? Devo aceitar ou não?
A situação descrita acima é bastante comum os administradores se depararem. E, normalmente, se o fluxo de caixa está apertado, como quem dita o ritmo da decisão é o financeiro, muito provavelmente a empresa irá aceitar o pedido por ficar cega com o volume de dinheiro que pedidos grandes proporcionam, aquele que enche os olhos do financeiro.
Já, uma empresa sólida e capitalizada, onde a razão prevalece na decisão, muito provavelmente irá recusar a proposta que sabidamente irá prejudicar a rentabilidade da empresa. Isso porque, mesmo que passe por aperto no mês, sabe que é uma situação passageira.
O risco de aceitar um pedido com margem pequena só porque a fábrica está com tempo ocioso, pode ser uma verdadeira armadilha, pois a qualquer momento um outro cliente pode entrar em contato com um pedido com uma boa margem, e ser necessário recusar porque a fábrica está toda ocupada.
Essa é a mente do jogador, que foca tanto em não perder e que acaba perdendo, pois não consegue discernir um pedido armadilha de um pedido digno e correto. Assim, uma empresa que toma uma decisão com base no ego, ou seja, que é movida pelo medo de não perder, acaba atraindo pedidos vindos das mesmas mentes. Já, as empresas que decidem com base na retidão da verdade, no justo e correto, tem a segurança necessária para afastar os pedidos vindos de pensamentos com medo.
Sabe por que o pedido bom entra no dia seguinte da má escolha? Porque ao aceitar o pedido ruim o coração readquiriu a paz, por acreditar que o medo de não perder foi apaziguado, e com a harmonia reestabelecida, a energia volta a vibrar na frequência boa e atrai o pedido que está vibrando na alta frequência.
Esse tipo de situação acontece em muitas situações da nossa vida, por isso, para fechar “bons negócios” é importante estar atento ao que impulsiona a tomar a decisão, para ser o mais assertivo possível e poder colher bons frutos.
Komentáře