COMO CALCULAR O PRAZO MÉDIO DE VENDA
- custoseganhosconsu
- 12 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Se você vende 100% para receber em dinheiro, seu prazo médio é de zero dias. Se você vende 100% no cartão de crédito para receber em 30 dias, seu prazo médio é de 30 dias. Mas você vende uma parte em dinheiro, outra parte recebe via PIX, outra em cartão de débito e a maior parte em cartão de crédito, com diferentes prazos. Como calcular o prazo médio de vendas?
Para calcular o prazo médio, basta separar o valor de venda de acordo com o prazo. Fica assim: vendeu uma quantia para receber em 1 dia, outra para receber em 30 dias, outra para receber em 60 dias, até o último prazo disponível. Em seguida, multiplique o valor vendido pelo prazo e some esses resultados. Por fim, divida essa soma pelo total das vendas. Pronto, esse será o prazo médio de vendas.
Vamos exemplificar de forma mais detalhada. Imaginemos que você realizou vendas no valor total de R$ 100 mil em um período. Desse total, R$ 10 mil foram vendidos com pagamento em dinheiro, representando um prazo médio de zero dias para recebimento. Outros R$ 40 mil foram transacionados via cartão de débito, com prazo de pagamento de 1 dia. E, por fim, R$ 50 mil foram vendidos com pagamento em cartão de crédito, com prazo de recebimento de 30 dias.
Agora, para calcular o prazo médio de vendas, realizamos o seguinte cálculo: multiplicamos o valor de cada venda pelo respectivo prazo de recebimento. Portanto, teremos: R$ 10 mil vezes zero, para vendas em dinheiro, mais R$ 40 mil vezes um, para vendas no cartão de débito e, mais R$ 50 mil vezes 30, para vendas no cartão de crédito.
Assim, somamos esses resultados para obter R$ 1.540 mil. Em seguida, dividimos esse total pela soma das vendas, que foi de R$ 100 mil. O resultado é 15,4. Portanto, o prazo médio das vendas, nessas condições, é de 15,4 dias. Isso significa que, em média, você levará 15,4 dias para que 100% do valor das vendas retorne para o seu caixa.
Mas, afinal, qual a importância de calcular o prazo médio de vendas? Esse indicador é essencial, pois revela o período em que você está, efetivamente, financiando as compras dos seus clientes. Esse intervalo tem um impacto direto sobre a necessidade de capital de giro da sua empresa. Vamos considerar dois cenários distintos: um, em que uma loja opera com um prazo médio de recebimento das vendas de 15 dias, e outro, em que o prazo médio se estende para 60 dias.
Na primeira situação, o estabelecimento precisa aguardar apenas 15 dias para ter acesso ao dinheiro das vendas. Já no segundo cenário, a espera se prolonga por aproximadamente dois meses. Durante esse período mais extenso, as obrigações financeiras da empresa, como o pagamento de impostos, despesas operacionais e fornecedores, não param, exigindo duas vezes mais recursos, antes que o dinheiro das vendas esteja disponível. Isso significa que a necessidade de capital de giro para manter a operação da loja que opera com um prazo médio de 60 dias é significativamente maior do que a daquela que consegue recuperar seu dinheiro em apenas 15 dias.
Este exemplo evidencia como um prazo médio de vendas mais curto pode beneficiar a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio, reduzindo a necessidade de capital extra para cobrir as operações enquanto se aguarda o recebimento das vendas.
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