top of page

COMO DESCONTAR A COMISSÃO DE UM PEDIDO CANCELADO

  • custoseganhosconsu
  • 20 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Como é o sistema de pagamento de comissão sobre o valor do pedido vendido no mês e como controlar o abatimento da comissão, em caso de cancelamento dos pedidos?


Para ajudar a ilustrar, vamos supor que um vendedor tenha vendido no mês de janeiro, 1 milhão de reais com uma comissão de 10%. Portanto, ele irá receber 100 mil reais, pela comissão, no começo de fevereiro. E, com medo do cliente cancelar a compra, ele corre para tirar o pedido no sistema de pagamento de comissão sobre o valor do pedido para garantir esse ganho.


A comissão é paga, mas o cliente cancela 100 mil reais em Fevereiro, do valor de 1 milhão de reais. O que significa que a comissão no valor de 10 mil reais, referente aos 10% dos 100 mil reais cancelados, deverá ser descontado.


No sistema, a marcação dos valores cancelados em cada pedido, devem estar parametrizados, na medida em que forem ocorrendo. Ou seja, quando o saldo dos pedidos emitidos em Janeiro for consultado em Fevereiro, o sistema deverá mostrar um saldo de 900 mil reais, referente ao 1 milhão do total menos os 100 mil cancelados.


Vamos supor que em fevereiro foram faturados 500 mil reais. No final do mês, quando o saldo dos pedidos emitidos de Janeiro, desse vendedor, for consultado, o sistema deve mostrar 400 mil reais de saldo. Ou seja, o abatimento da comissão no valor de 10 mil reais deverá ser feito sobre o valor da comissão de fevereiro que será pago em março. Agora, vamos supor que em Março foram faturados mais 350 mil reais e que houve um cancelamento de 50 mil. O saldo do pedido de janeiro, deverá mostrar o valor zerado deste vendedor.


Como fica a conta? Do total de 1 milhão de pedido de janeiro, foram cancelados 100 mil em fevereiro e 50 mil em março, portanto o saldo “saudável” do pedido fica 850 mil reais. Menos os 500 mil faturado em fevereiro e menos 350 mil faturado em março, portanto, aqui o pedido de janeiro fica zerado. E, ao abater os 5 mil reais de comissão referente a 10% dos 50 mil reais cancelados em março a comissão referente a venda de janeiro ficou líquido de 85 mil reais, que é exatamente 10% dos pedidos válidos.


O fluxo pode parecer confuso, principalmente até compreender o labirinto que este segue para concluir todo o pedido. Mas, basta que a empresa que adotar o sistema de comissão sobre os pedidos, parametrizar no sistema o passo a passo deste fluxo e tudo funcionará sob controle. Assim, na medida em que os vendedores perceberem que o controle é eficiente, eles também passarão a cooperar para o bom funcionamento, pois é do interesse deles receberem corretamente o fruto do trabalho que produziram.


Posts recentes

Ver tudo
ALGUNS CUIDADOS COM O USO DO PIX

As instituições religiosas como templos e igrejas recebem muitas doações em moedas e cédulas de pequeno valor. Estes “dinheiros pequenos”...

 
 
 

Comentários


bottom of page