top of page

COMO REDUZIR O CUSTO DA MÃO DE OBRA

  • custoseganhosconsu
  • 5 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de fev. de 2022

Com a atual situação financeira do Brasil muitos empresários buscam soluções visando a estabilidade financeira empresarial. Nesse cenário, é comum a busca da redução do custo da mão de obra, uma vez que o corte é associado a diminuição e otimização de custos.


Entretanto, partindo do princípio de que o custo da mão de obra vem do resultado da multiplicação da quantidade de funcionários que a empresa possui pelo salário que paga a cada um, qual é a melhor forma de reduzir o custo da mão de obra? Será que é melhor cortar os funcionários de base ou os com cargo executivo?


A fim de auxiliar a ilustração o senhor Júlio, proprietário de uma empresa com cento e noventa funcionários, no setor têxtil, será utilizado como exemplo. Com sabedoria para solucionar a questão elencada, o senhor Júlio dedicou horas para analisar, individualmente, todos os seus funcionários e identificar os cargos e salários, tempo de empresa e resultados de cada um.


Entretanto, após um período identificou um funcionário que atua no setor de compras e que por trabalhar na empresa desde a sua fundação, conquistou sucessivos planos econômicos e um salário muito acima do mercado. Porém, percebeu que embora se tratasse de seu amigo Matias, ele não era insubstituível para o cargo que exercia e que o seu ajudante tinha todas as condições de assumir a função.


O Matias passou a ser um problema para o Júlio, uma vez que se acomodou devido ao cargo que possuía e pela sua proteção, de forma a ignorar novas ideias e fazer cada vez menos esforço para otimizar os resultados. Assim, com os fatos identificados seu Júlio decidiu conversar com Matias acerca de sua aposentadoria, e se surpreendeu quando o mesmo aceitou prontamente, uma vez que esperava por isso há um tempo.


A saída de Matias foi um bom desligamento, pois além do mesmo ficar satisfeito, representou uma redução na mão de obra e possibilitou uma nova organização entre os funcionários, gerando novas oportunidades. Além disso, contagiou positivamente o clima da empresa, uma vez que serviu como alerta para os funcionários com cargo de destaque e aumentou consideravelmente a produtividade dos funcionários.


Essa ilustração demonstra a importância de se realizar uma boa análise antes de efetivar a redução de mão de obra, uma vez que tem que ser uma decisão tomada com consistência, pensando na empresa e no bem comum. Uma vez que quando realizado sem o cuidado necessário pode desencadear em consequências negativas à empresa.


Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page