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COMO TRATAR A DEVOLUÇÃO DE VENDA NO DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

  • custoseganhosconsu
  • 12 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Estava feliz da vida, pois o final do mês se aproximava e o faturamento estava bom. No entanto, faltando um dia para o término do mês, ocorreu uma grande devolução que alterou significativamente o faturamento, desanimando todos que estavam ávidos por conquistar um prêmio por terem batido a meta. Como tratar as devoluções de vendas no demonstrativo de resultados?


Vamos supor que, naquele mês, a soma de todas as notas faturadas chegasse a R$ 100 mil e que a devolução do mês fosse de R$ 10 mil. Essa devolução referia-se a mercadorias entregues nos meses anteriores, e como do total de R$ 100 mil faturado no mês, nada foi devolvido, então, o pessoal do comercial acreditava ter direito sobre os R$ 100 mil.


O fato é que eles já haviam recebido suas comissões sobre as vendas anteriores, nos meses em que foram faturadas. Assim, o raciocínio lógico seria que os R$ 100 mil daquele mês realmente lhes pertenceriam; no entanto, seria necessário abater dos meses já fechados os valores que foram, digamos, adiantados, já que não havia como prever as devoluções.


O lançamento na contabilidade se dá da seguinte forma: primeiramente, são registrados os R$ 100 mil daquele mês, da seguinte maneira: debita a conta "Clientes a Receber" e credita a conta "Receitas de Vendas". Em seguida, a devolução dos R$ 10 mil é registrada: debita a conta "Devoluções de Vendas" no grupo das receitas e, como contrapartida, credita a conta "Clientes a Receber". Tecnicamente, seria possível também debitar a conta "Receitas de Vendas", resultando em um relatório que apresentaria os R$ 90 mil líquidos da devolução.


Contudo, é importante lembrar que, naquele mês, a empresa realmente gerou os R$ 100 mil. Entretanto, devido à ocorrência de devolução, o resultado fica comprometido. A prudência sugere a criação do relatório do demonstrativo de resultado, mostrando o valor total na primeira linha e, em seguida, as deduções na linha de baixo, facilitando a interpretação do que efetivamente ocorreu para que o saldo finalizasse em R$ 90 mil.


Também é crucial lembrar de processar o estorno dos impostos incidentes sobre as vendas. Uma nota de devolução tem o direito de reaver os impostos que foram calculados na nota de saída da respectiva época. Portanto, a devolução de vendas resulta na diminuição do imposto a ser pago neste mês.


As comissões de vendas pagas sobre as notas faturadas também devem ser abatidas. Contudo, no caso das comissões, é necessário detalhar por cada vendedor, para que a dedução seja aplicada especificamente para aquela venda que foi devolvida.


Também é crucial lembrar que o valor a receber do cliente diminui. Em relação a isso, é necessário acertar com o cliente. Se o montante a receber deste cliente for maior que o valor da devolução, pode-se abater da quantia devida. Caso a mercadoria devolvida já estivesse paga e o cliente não possua débitos pendentes, será necessário um acordo: ou cria-se um crédito para uso em compras futuras ou, em último caso, procede-se à devolução do dinheiro.


O estoque também registra um aumento, visto que a nota de devolução resulta na entrada de mercadorias. Se a mercadoria estiver danificada ou apresentar algum defeito, deve ser transferida para uma subconta específica do estoque, dependendo se o produto pode ser vendido normalmente, se tornou de segunda qualidade, se necessita de reparo ou se houve perda total. O destino da mercadoria devolvida deve ser determinado conforme cada caso.


Para que todos esses processos funcionem no sistema, é necessário parametrizar cuidadosamente, passo a passo e caso a caso, para que o algoritmo do sistema seja capaz de abranger todas as possíveis ocorrências. Em geral, isso envolve reverter todas as operações realizadas durante a venda, de modo que, na devolução, tudo ocorra ao contrário.


Abordar cada etapa com atenção aos detalhes ajuda sua organização a assegurar precisão nos relatórios financeiros, e melhorar a capacidade de responder às dinâmicas do mercado, promover a saúde financeira e otimizar um desempenho sustentável.



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