top of page

COMPRAR SOMENTE O NECESSÁRIO NO MOMENTO DA NECESSIDADE

  • custoseganhosconsu
  • 13 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Custódio comprou uma caixa de caneta marca texto, contendo uma dúzia, e achou que fez um bom negócio por conseguir um desconto pela quantidade que comprou. Passou um tempo e Custódio só tinha conseguido usar menos da metade, das doze canetas compradas. No fim, as últimas duas unidades tiveram que ser jogadas fora, pois estavam secas quando chegou a hora de usar.


Essa história é clássica e quase todo mundo já vivenciou algo parecido. Quando se compra uma quantidade maior achando que está ganhando, na maioria dos casos acaba não confirmando o ganho esperado. Pelo contrário, a compra em quantidade requer mais capital, precisa de espaço para armazenamento e um bom controle de estoque para não correr o risco de voltar a comprar por ter esquecido que tinha ou onde estava guardado.


Isso acontece porque temos a tendência de pensar que o ganho obtido no desconto é uma vantagem a se incorporar no patrimônio. Mas esquecemos de abater o custo do capital, o custo do espaço, o custo de controle e a validade do produto que pode acabar perecendo antes do uso.


Para isso, existe um princípio na administração que defende a tese de que se deve “comprar somente o necessário no momento da necessidade”. Pois, mesmo que para isso se pague o preço do momento de cada necessidade, não haverá a necessidade de arcar com todos os outros custos, ou seja, acaba saindo mais em conta. E, além disso, ainda há um outro fator negativo quando se compra em quantidade que é quando se tem em abundância no estoque, as pessoas tendem a esbanjar, sem se preocupar com o estoque.


Por isso, quando se adota o princípio do “comprar somente o necessário no momento da necessidade” ajuda a ter conscientização no momento de usar cada material, além de empenhar menos capital com material parado, economiza o custo do espaço para armazenagem e economiza o custo da mão de obra para movimentação e controle dos materiais.


Assim, seguindo este princípio o dinheiro será utilizado de maneira correta trazendo ganhos para todos. E, para ajudar a clarear mais este assunto, é possível assistir a explicação do Dr. Kazuo Inamori, no vídeo: “Adquirir somente o necessário no momento necessário” no link: https://youtu.be/3IqWD3MazdQ


Posts recentes

Ver tudo
ALGUNS CUIDADOS COM O USO DO PIX

As instituições religiosas como templos e igrejas recebem muitas doações em moedas e cédulas de pequeno valor. Estes “dinheiros pequenos”...

 
 
 

Comments


bottom of page