top of page

CONTABILIDADE, A LINGUAGEM NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

  • custoseganhosconsu
  • 11 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Praticamente todos os grandes empresários concordam que a contabilidade é a linguagem no mundo dos negócios. Afinal, sem o uso dos princípios contábeis na administração, não se consegue manter o controle de um empreendimento.


Já, a maioria dos pequenos empreendedores são unânimes em discordar da contabilidade. Inclusive, só de ouvir a palavra “contabilidade” ficam arrepiados, e seus gatilhos mentais disparam para fugir ou justificar os porquês como a falta de tempo para ficar olhando a contabilidade, que o negócio sempre foi administrado assim, que essa história de ficar olhando números miúdos não é para empreendedores arrojados, etc.


Você faz parte de qual dos times? Também acha difícil a contabilidade? Já experimentou e não gostou? Ou nunca experimentou e acha que não gosta? Se a resposta for sim para a maioria das perguntas, não se sinta inferiorizado por isso, mas também não negue eternamente os benefícios incríveis dos relatórios financeiros baseados nos princípios contábeis para controlar seus negócios.


Tem pessoas jurídicas que cresceram sem controle e tiveram grandes dificuldades por conta disso. Tem também as grandes empresas que foram vendidas ou fecharam por não possuírem a cultura de controle baseado na transparência da contabilidade. Ou seja, não basta só entender de contabilidade acreditando que se ficar olhando os números terá uma empresa bem-sucedida, porque nenhuma ciência substitui o espírito empreendedor do administrador como a ousadia ou a intuição.


O ruim é confiar demais na vontade de empreender e ignorar o poder da ciência, do método das partidas dobradas, e que a origem e o destino sempre têm que zerar. No mundo cada vez mais competitivo dos negócios, só os que entendem e usam a contabilidade como aliado e coluna central de sustentação dos controles da administração, estão preparados para acompanhar e controlar o crescimento que a expansão gera ao negócio.


Para ter controle sobre o empreendimento é necessário dominar a ferramenta que os negócios do mundo todo utilizam, mesmo se não gostar. Por isso, não pense em aprender tudo de uma vez. Comece por aquilo que o administrador precisa saber e o mínimo para poder conversar com o seu contador e outros empresários. Mas, tenha em mente um horizonte de aprendizado contínuo para controlar com sabedoria o destino de seu negócio.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page