top of page

CONTROLE O VALOR DE ENTRADAS DIÁRIAS DAS COMPRAS RECEBIDAS PARA UMA GESTÃO EFICIENTE

  • custoseganhosconsu
  • 22 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Por menor que seja o empreendimento, para uma boa gestão, é fundamental controlar o valor das entradas diárias referentes às compras recebidas. Assim como você controla o valor das vendas diárias, também é necessário monitorar o valor das entradas diárias provenientes da compra de mercadorias.


É fundamental ter um sistema de gestão que faça com que os dados sobre as vendas e as compras diárias cheguem à sala de comando todos os dias. Dessa forma, você poderá monitorar a evolução do montante que está saindo e do montante que está entrando, acompanhando a correlação entre compras e vendas. Ou você prefere esperar até o final do mês para saber quanto vendeu e quanto comprou, e só então decidir o que fazer?


Se as vendas não estiverem ocorrendo na velocidade esperada ao longo do mês, é prudente reduzir as entradas de compras para manter o equilíbrio. Da mesma forma, se a velocidade das saídas estiver acima do esperado, é aconselhável agir rapidamente para adicionar novas compras e evitar a falta de mercadorias.


Crie um índice, como, por exemplo, que o valor da compra deve representar 40% do valor da venda. Esse índice pode variar de acordo com o ramo de atividade. Em alguns setores, o valor de compra de insumos pode representar 25%, enquanto em outros pode ser de 50% ou mais. Um atacadista distribuidor geralmente tem uma margem menor do que um varejista, que adiciona mais o valor da mão de obra ao seu preço final. O importante é determinar o índice mais adequado para sua empresa e estabelecer como um alvo, uma meta, a ser alcançada por todos os envolvidos.


O empreendedor costuma se preocupar muito com o pagamento das compras de mercadorias, pois é a conta com maior impacto no fluxo de caixa. Com o tempo, essa preocupação pode deslocar o foco do controle das entradas de compras para o pagamento das duplicatas. Se você não controlar as entradas, também terá dificuldades em gerenciar os vencimentos das duplicatas, e poderá ter a sensação de que está pagando mais do que realmente está comprando.


A origem das duplicatas que precisam ser pagas está nas entradas de mercadorias. Se, por falta de monitoramento, permitiu que mais mercadorias entrassem no estoque, é inevitável que essas duplicatas vençam, independentemente do prazo ou das parcelas.


No fechamento mensal, além de registrar o valor das vendas do mês, é importante incluir o valor das entradas de compras recebidas, o valor pago durante o mês pelas mercadorias e o saldo dos pedidos comprados na virada do mês. Esse saldo indica o valor provável que entrará no mês que está começando.


Repetindo, monitore sempre três dados essenciais: o valor das compras recebidas no mês, o valor das compras pagas no mês e o saldo dos pedidos comprados. Administre suas compras conforme esses parâmetros e você terá sempre estoques saudáveis, duplicatas com vencimentos sob controle e, o mais importante, evitará o desperdício de capital bom, deitado em estoque ruim.



Veja também no you tube:

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page