CUSTO DE FABRICAÇÃO OU CUSTO INDUSTRIAL
- custoseganhosconsu
- 23 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
“O Custo de Fabricação ou Custo Industrial compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na fabricação de outros bens”. Definição dada por Osni Moura Ribeiro, na página 18 do livro Contabilidade de Custos, 5ª edição, Editora Saraiva, 2018. Em outras palavras, o Custo Industrial pode ser a soma de todos os custos necessários na elaboração de um produto até que ele fique pronto para ser vendido.
Então, como podem ser classificados os diferentes tipos de custos que compõem a fabricação de um produto? Osni Moura Ribeiro classifica em três elementos, os componentes do custo de fabricação:
1º Materiais 2º Mão de obra 3º Gastos Gerais de Fabricação. E cada um destes componentes estão detalhados da seguinte forma:
CUSTO COM MATERIAIS: podem ser classificados em:
1º Matéria Prima: madeiras para fábrica de móveis ou tecidos para confecções ou chapas de aço para indústria metalúrgica.
2º Materiais Secundários: pregos, colas, vernizes na fábrica de móveis ou os aviamentos em indústria de confecções.
3º Materiais Auxiliares: são os materiais usados em apoio à produção, mas que não entram na composição do produto. Podem ser lixas, estopas, pincéis na fábrica de móveis ou as facas de corte ou papel de risco, numa indústria de confecções.
4º Materiais de Embalagem: são os sacos plásticos, caixas de papel ou papelão individual. As caixas grandes para entrega serão considerados “despesas de embalagem” que ocorrem após a venda, e não durante a produção.
CUSTO COM MÃO DE OBRA
1º Salários: são os valores que vão para o bolso dos trabalhadores.
2º Encargos: são os custos relacionados aos salários como INSS, FGTS, adicional de férias, o 13º salário, o INSS sobre o 13º salário, sistema S, etc.
3º Benefícios: vale transporte, vale refeição ou vale alimentação, assistência médica, plano odontológico, treinamentos, uniformes, etc.
CUSTO COM GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO Gastos gerais de fabricação compreendem os demais gastos necessários para a fabricação dos produtos, os quais, pela própria natureza, não se enquadram como materiais ou mão de obra. São os gastos como: aluguéis, energia elétrica, serviços de terceiros, manutenção da fábrica, depreciação das máquinas, seguro contra roubo e incêndio, material de limpeza, óleos lubrificantes para as máquinas, pequenas peças para reposição, telefones e comunicação, entre outros.
Contudo, independente da classificação que a empresa utilize, é de suma importância classificar todos os custos utilizando como guia os ensinamentos publicados pelos estudiosos da área, uma vez que garante que não haja confusão e eventuais prejuízos.
#custocommãodeobra #telefonesecomunicação #materialdelimpeza #custoindustrial #custocommateriais #matériaprima #óleoslubrificantesparaasmáquinas #segurocontrarouboeincêndio #materialauxiliar #aluguéis #encargo #depreciaçãodasmáquinas #materialdeembalagem #custodefabricação #gastosgeraisdefabricação #manutençãodafábrica #benefício #serviçosdeterceiros #energiaelétrica #salário #materiaissecundários #pequenaspeçasparareposição
Comments