CUSTO DIRETO OU CUSTO INDIRETO
- custoseganhosconsu
- 4 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2022
A contabilidade é o que norteia as tomadas de decisões mais importantes de uma empresa, a curto, médio e longo prazo. Por isso, é imprescindível destrinchar alguns tópicos para que as decisões não sejam pautadas em erros e a contabilidade possa ser aplicada da forma correta.
O custo, conforme explanado no texto “Diferença entre Custo e Despesa”, é todo gasto relativo à aquisição ou à produção de mercadorias como a matéria prima, mão de obra e gastos com a fabricação. Entretanto, para obter uma visão mais ampla e panorâmica dos custos é necessário, antes de tudo, entender os dois tipos existentes.
Os custos diretos, geralmente, são mais fáceis de identificar, pois são tudo que é gasto ligado diretamente aos produtos, ou seja, são os materiais diretamente aplicados ao produto.
Já os custos indiretos são um pouco mais difíceis de serem identificados, pois como o próprio nome sugere, embora sejam relacionados aos produtos não podem ser ligados diretamente e por isso não podem ser relacionados a produtos específicos. Em outras palavras, o custo indireto é a mão de obra de funcionários de outros centros de custos, mas que prestam serviços à empresa e os outros gastos de fabricação.
Para compreender melhor a diferença entre custo direto e custo indireto será utilizado, como exemplo, uma confecção de roupas. Nesse caso, os tecidos, botões, zípers e o salário da costureira são considerados custos diretos, enquanto o salário do supervisor da fábrica, por estar indiretamente ligado a mão de obra, e a agulha de costura, devido ao fato de não ser possível mensurar a quantidade exata utilizada em cada peça, são considerados custos indiretos, assim como os gastos de água, luz, telefone, aluguel e materiais de escritório.
コメント