DIVERGÊNCIA NO SALDO BANCÁRIO
- custoseganhosconsu
- 20 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2022
Sua empresa possui um sistema integrado, mas ainda não consegue fazer com que os saldos das contas correntes batam com o extrato do banco? Quando há essa divergência no sistema significa que os lançamentos, de entrada ou de saída, estão diferentes do banco. Por isso, alguns parâmetros no sistema precisam de solução. Enquanto isso não ocorre é necessário recorrer ao quebra galho, uma vez que o financeiro de uma empresa não pode ficar parado esperando esse impasse ser solucionado.
Uma estratégia muito utilizada por muitas empresas que operam em paralelo a conciliação bancária é a utilização de uma planilha eletrônica. Porém há um “problema” nessa prática, pois uma vez que há um lançamento na planilha, o sistema perde a urgência e vai para o fim da fila. Assim, toda a equipe acaba se virando do jeito que pode uma vez que o sistema perde a confiabilidade.
Além disso, o custo da empresa dispara, uma vez que ainda está pagando as parcelas do sistema que comprou no ano passado, os relatórios não são confiáveis e a equipe trabalha em dobro porque tem que lançar no sistema e atualizar a planilha. O inferno está criado, todo mundo se mata de trabalhar, os custos das horas extras vão às nuvens, o estresse se generaliza, o chefe culpa os funcionários, todos batem as cabeças, e mais um dia termina, a semana passa, o mês fecha, e o saldo? Não bate.
Por que isso acontece? Por que a equipe foi conduzida para o túnel do estresse? A resposta é mais simples do que parece. Isto acontece porque o sistema está sob a liderança de uma pessoa que não tem experiência em implantações, embora, provavelmente, seja uma pessoa dedicada e trabalhadora, com alto grau de responsabilidade e que luta diariamente contra as diferenças. Nesse cenário, quando a pessoa percebe, está lutando contra o sistema, sozinho, porque o restante da equipe já aderiu ao excel.
O que fazer? Qual é a solução? A solução mais rápida é a mais demorada, pois é necessário chamar alguém que conheça de fato esse trabalho, ou seja, alguém que já tenha realizado esse trabalho várias vezes, em várias empresas e que utilize vários softwares diferentes. Porém, engana-se quem acredita que o conhecimento do sistema é o suficiente, pois tão importante quanto é uma pessoa que consiga ler o coração das pessoas e que tenha habilidade para ajudar a parametrizar cada lançamento que estão afligindo o usuário. Ou seja, é necessário alguém que arrisque junto uma solução, tentando quantas vezes for necessário até bater o saldo e zerar a diferença.
Assim, quando isso virar rotina na equipe, a empresa dará um salto no crescimento da cultura contábil e a consciência coletiva evolui. Quando cada entrada e cada saída estiver parametrizada, exatamente como acontece na realidade de cada empresa, o saldo não irá mais divergir e será possível ajustar o saldo, que passará a bater todos os dias, e a equipe recuperará confiança e cooperação.
Comments