ESTUDAR INVESTIMENTO NA DIREÇÃO CERTA
- custoseganhosconsu
- 2 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Existem pessoas que passam horas estudando sobre investimento com o intuito de rentabilizar o máximo sua carteira de investimento. E, a cada investimento realizado, principalmente quando compra papéis da renda variável, as ações de empresas, fica tão preocupado se este irá valorizar ou não que fica acompanhando diariamente as oscilações do mercado. E, ao menor sinal de volatilidade, entra operando.
Imagina um agricultor, ansioso pela sua semeadura, ficar mexendo na terra para ver se a semente está brotando, iria sufocar e matar a semente. Então, por que o investidor faz isso?
Porque tem dúvida da semente que escolheu, e o medo e o sentimento de culpa por ter escolhido um papel especulativo, faz com que volte ao local da ocorrência do fato, principalmente quando o mercado cai em função da volatilidade de uma turbulência política ou econômica que não havia quando comprou. E isso faz com leve a dedicar mais tempo olhando o mercado de manhã a tarde, quando não, acorda pela madrugada para certificar se o mercado da Ásia, do outro lado do mundo, fechou em baixa ou em alta.
Como saber então quanto tempo investir para cuidar de um investimento? A resposta é simples, sempre que isso for questionado, então, provavelmente, está caminhando na direção errada. Ou seja, está se distanciando da paz de espírito e se aproximando da inquietação da alma. E, se entrar pelo túnel da ganância do ganho rápido, pode virar escravo do dinheiro e passar a operar freneticamente, o tempo todo, achando que só assim poderá garantir o melhor resultado para seu patrimônio. E, não há nada pior do que virar escravo do dinheiro.
A direção certa do investimento é a do bom plantio que uma vez realizado, deixa por vários anos, até por décadas, sem mexer, como o pé de abacate, que uma vez plantado tem lenta maturação para dar o fruto. Ou seja, é importante escolher investir em um papel que te proporcione paz de espírito. E, uma vez feito, esquece o mercado financeiro e se permita retornar para sua atividade principal.
O cuidar do dinheiro deve ser uma atividade acessória, secundária, que deve ser administrada bem, mas sem escravizar. Por isso, o bom investimento, feito na escolha consciente, com paz de espírito, começará a dar fruto no tempo certo e lhe proporcionará ótimos retornos.
É nessa direção que devemos direcionar nosso esforço e tempo, na direção que exija cada vez menos esforço e gere cada vez mais rentabilidade, na medida em que as decisões de hoje gerarão melhores frutos no tempo certo da colheita amanhã.
Comments