FUNDO ÁGORA ARROJADA INDEX FIA
- custoseganhosconsu
- 2 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Historicamente, em qualquer país, os rendimentos auferidos nos investimentos realizados em ações, o tal de papel negociado em bolsa, apresentam retorno maior do que os investimentos atrelados a títulos públicos, que são os instrumentos que financiam a dívida do governo.
Há quem defenda a tese de que no Brasil as coisas são diferentes, a de que as oscilações dos títulos públicos são tão ou mais voláteis do que os papéis na bolsa e que, inclusive, tem anos em que a valorização dos títulos públicos supera a rentabilidade da bolsa.
Contudo, conceitualmente, os títulos rendem menos do que os papéis uma vez que o título foi feito para financiar a dívida, enquanto os papéis para fomentar as operações das empresas. Sendo assim, a longo prazo, o natural é de que a atividade produtiva remunere melhor seu capital do que o dinheiro que banca a dívida de alguém, mesmo que seja o governo.
Os investidores sabem que a melhor opção para ter rentabilidade é investir em papéis. Mas, tão importante quanto decidir onde investir é decidir se vai operar diretamente na bolsa ou através dos fundos de investimentos, uma vez que ambos têm vantagens e desvantagens.
Para atender à necessidade de investidores iniciantes, pequenos investidores ou para aqueles que não querem ter o trabalho de operar diretamente, a corretora Ágora tem um fundo com o nome: “Ágora Arrojada Index FIA”, que é um fundo de ações com pequeno valor inicial de apenas R$ 1,00, uma taxa de administração de apenas 0,50% e com o dinheiro creditado em dois dias no resgate. Para mais informações, o CNPJ deste fundo, que iniciou sua operação recentemente no dia 30.12.2019 e que tem como gestora o Bradesco Asset Management, é 34.109.690/0001-33.
O que chama a atenção deste fundo é a rentabilidade que entregou 15,77% em 2020, uma porcentagem bem acima dos 2,91% do Ibovespa e, 24,38% até Outubro de 2021, enquanto o Ibovespa acumulou perda de -10,64%.
Isso porque, por ser um fundo arrojado, os especialistas têm a liberdade de escolher os melhores papéis, ou seja, os que entregam um retorno maior do que o índice Ibovespa.
Contudo, é importante lembrar que o resultado do passado não garante o retorno futuro. Porém, de qualquer forma, é um fundo que vale a pena acompanhar e se for o caso, colocar parte do dinheiro e ver o patrimônio crescer no conforto de um fundo que faz todo o trabalho de apurar rendimento e recolher os impostos via retenção na fonte.
Comentarios