LOJA DE ROUPAS: DIFERENÇA ENTRE CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA E CUSTO DA MERCADORIA COMPRADA
- custoseganhosconsu
- 29 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Nas lojas de roupas, que fazem parte do comércio de revenda de mercadorias, produzidas por outras empresas, como as indústrias de confecção, o Custo das Mercadorias Vendidas provém, basicamente, do registro das notas de aquisição dessas compras.
Comprou por R$ 100 e vendeu por R$ 200. O custo da mercadoria vendida é de R$ 100,00, o que, em relação a R$ 200, equivale a 50%, algo bem simples. Se a maioria dos itens estiver sendo vendida nessas condições, o custo total das mercadorias vendidas na loja deveria ficar próximo a esses 50%.
Porém, quando esse empreendedor analisa sua Demonstração de Resultado Gerencial, percebe que o percentual de compra em relação à venda, que deveria representar seu Custo das Mercadorias Vendidas, vem apresentando, mês a mês, um percentual maior do que esse índice. Isso significa um resultado pior do que os 50% esperados.
Isso é mais comum do que se imagina: a soma das notas de compras de mercadorias pode apresentar um valor maior do que deveria. Vamos supor que uma loja venda R$ 100 mil e, sabendo que na maioria dos produtos o preço de venda praticado é o dobro do valor de entrada, espera-se que o valor das compras não ultrapasse R$ 50 mil, ou seja, 50% do que vende. No entanto, se o resultado apurado nos meses fechados apresenta 55% em um mês e podendo chegar a 60% no mês seguinte, o que pode estar acontecendo?
Vamos lá: uma coisa seria o Custo das Mercadorias Vendidas, e outra seria o Custo das Mercadorias Compradas. Por que o percentual das mercadorias compradas pode ser maior que o Custo das Mercadorias Vendidas? Uma das diferenças pode vir do custo das mercadorias “não vendidas”. Se você compra 100 peças a R$ 100,00, sua compra totaliza R$ 10 mil. Supondo que você venda 90 dessas 100 peças a R$ 200,00, sua venda será de R$ 18 mil.
Se considerarmos a compra de R$ 10 mil em relação a R$ 18 mil vendidos, isso representa 55%, embora o Custo da Mercadoria Vendida seja de 50%. O custo vendido será calculado pela famosa e clássica fórmula: “estoque anterior mais compras novas, menos estoque final”. Assim, se você começou com estoque zero e adicionou a nova compra de 100 peças, e menos as 10 peças que restaram no estoque, sua quantidade vendida será de 90 peças. Com um custo de R$ 100,00 por peça, seu Custo da Mercadoria Vendida será de R$ 9 mil, que representa 50% dos R$ 18 mil vendidos.
As 10 peças que ficaram no estoque, ainda fazem parte do seu patrimônio. No mês seguinte, quando forem vendidas, o custo sairá do estoque e será transferido para a conta de Custo da Mercadoria Vendida. Contabilmente, a conta deveria fechar dessa forma. No entanto, na prática do dia a dia de um comércio, as coisas não acontecem de maneira tão linear e lógica.
Primeiro, quem garante que aquelas 10 peças da primeira compra serão todas vendidas? Elas podem demorar e permanecer no estoque por mais tempo do que se imagina. Segundo, você pode fazer promoções para esses itens de difícil saída. Se vender a um preço menor, sua margem cai e seu mark-up de duas vezes passa a ser menor. Terceiro, essas peças podem sofrer ações de furto, e você pode ter 9 peças em vez de 10.
Por último, você vendeu por R$ 200 e espera que esse valor entre na sua conta bancária? A venda bruta de R$ 200, após o pagamento das taxas e tarifas das administradoras de cartões de débito e crédito, será reduzida. Supondo que você tenha pago 5% em taxas, a receita líquida será de R$ 190,00. Assim, o seu Custo da Mercadoria Vendida, que era de 50% quando vendeu, passa a ser de 52,63% quando você receber.
Percebe que existem alguns fatores que reduzem a margem, prejudicando o resultado que o empreendedor espera? Por isso, é importante manter um monitoramento constante e contínuo do seu negócio, para poder confrontar, pelo menos mensalmente, o Custo da Mercadoria Vendida com o Custo da Mercadoria Comprada.
Na formação do preço de venda, deve-se adicionar uma margem de segurança a fim de cobrir esses custos ocultos que ocorrem em qualquer estabelecimento, garantindo que o Custo da Mercadoria Comprada seja sempre melhor do que o custo planejado.
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