MONITORE SEU NEGÓCIO USANDO GMROI
- custoseganhosconsu
- 1 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2022
GMROI (Gross Margin Return on Inventory Investment) é um indicador utilizado internacionalmente, que significa Retorno da Margem Bruta sobre o Investimento em Estoque. Em outras palavras, é o retorno obtido a partir de cada R$1,00 investido no estoque de um produto.
Para ilustrar melhor, vamos supor que você tenha dois produtos com margens absolutamente iguais, mas um tem giro melhor que outro. Supostamente, se deduz que aquele que gira mais dá mais lucro. Mas como saber qual é o melhor se um dá margem de 40% e o outro, embora de uma margem de 30%, gira bem mais rápido do que o primeiro?
O indicador GMROI é perfeito para monitorar o grau de lucratividade de produtos, podendo discriminar item a item, linha ou família de produtos. Isso porque mede, basicamente, o lucro bruto em relação ao valor investido no estoque. Porém, como o valor do estoque varia diariamente é necessário medir o valor médio de um período.
Por exemplo, se em um produto o ganho bruto é de 40%, isso significa que para cada R$100.000,00 em vendas ele gera R$40.000,00 em margem bruta. Ao comparar estes R$40.000,00 em relação ao valor do estoque durante o período em que o produto ficou parado até vender os R$100.000,00, que supomos que seja de um mês, dá R$20.000,00. Nesse caso, cada R$1,00 investido no estoque o retorno obtido será de R$2,00. Isso porque se fizermos 40%, da margem de R$100.00,00, das vendas, e dividir o resultado por R$20.000,00 de estoque, a conta irá dar R$2,00.
Já o outro produto, com margem 30% e que vendeu os mesmos R$100.000,00, terá uma margem bruta de R$30.000,00. Dessa forma, ao dividir esse valor pelo estoque médio de R$10.000,00 o retorno GMROI será de R$3,00. Sendo assim, nesse caso, o produto com margem menor de 30% tem um retorno melhor do que o produto com 40% de margem.
Contudo, é importante salientar que a porcentagem da margem é apenas um indicador que mostra o ganho de cada produto em relação ao seu custo, independente do capital necessário para gerar a venda. Por isso, para melhorar o resultado da empresa é necessário buscar melhorar o giro, aumentando as vendas ao mesmo tempo em que diminui o valor médio investido no estoque.
Qualquer produto com GMROI abaixo de um, significa prejuízo, pois indica que não está retornando nem o principal investido. Por isso, é fundamental medir o GMROI de todo o deu estoque, e trabalhar para melhorar o índice começando pelos piores e ir gradativamente melhorando, até o total da empresa alcançar retorno positivo.
Inclusive, é fundamental ter aqueles produtos mais “básicos” para atender o cliente, mesmo que o giro seja baixo e por isso seja necessário que a margem seja maior para custear o investimento feito no estoque.
Porém, se a quantidade de itens com baixo giro for muito grande e se isto estiver ocasionando aperto no fluxo financeiro, pode ser um indício de que a baixa remuneração do capital parado no estoque esteja corroendo o seu capital de giro. Sendo assim, é fundamental reavaliar quantos itens estão gerando retorno negativo no GMROI.
Comments