top of page

MÃE ENSINA O FILHO DESDE PEQUENO A JUNTAR PARA COMPRAR

  • custoseganhosconsu
  • 8 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Desde pequeno, Pedro aprendeu com sua mãe a juntar dinheiro para conquistar seus sonhos. Sempre que ele queria um brinquedo mais caro, como um vídeo game que custava o salário da mãe, ele era incentivado a juntar a quantia necessária para comprar o que desejava. A mãe perguntava: “Filho, você sabe quanto custa o que está querendo”? E, com a negativa do filho, a mãe continuava: “Então, a primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar o que realmente quer, para poder saber qual é a quantia de dinheiro que precisa para poder comprar, você concorda”?


E assim era feito. Uma vez sua mãe o acompanhou em algumas lojas que vendem vídeo games e o ensinou a formular a pergunta para encontrar exatamente o modelo do game que ele estava procurando. Saiu uma vez, duas vezes e a pesquisa foi evoluindo. E, cada vez que voltava da pesquisa de campo, continuava em casa acessando a internet para procurar e confirmar os modelos e os preços que tinham visto nas lojas.


O menino estava ficando cansado do trabalho de ficar pesquisando, ir na loja e perguntar. Mas, lá pela quinta ou sexta vez que saíram foi quando começou a clarear o que realmente estava procurando.


Em todas as lojas que visitavam se repetia o mesmo modelo, que seus amigos já tinham falado. Assim, conseguiu definir exatamente o que queria e o valor que precisava para comprar.


Dessa forma, a mãe orientou o filho a ver quanto dinheiro ele já tinha guardado e quanto faltava para completar o valor que ele precisava. Assim, fizeram um plano para ele juntar o que faltava. Até moedas que achava no chão o menino catava com gosto, pois agora tinha um alvo a conquistar e estava animado com a ideia de juntar, pois faltava pouco para inteirar o valor total.


Ao contar isso para seus avós, eles embarcaram na aventura do neto e o ajudavam com moedas, e ele foi acumulando. Em poucos meses o menino conseguiu juntar o que precisava.


No dia em que ele tinha guardado o valor total, foi todo alegre com a mãe comprar o tão sonhado game. Pagou integralmente com o seu dinheiro, depois de muito esforço, e perdeu a vergonha de pedir desconto, afinal, tinha suado para conseguir aquele dinheiro e além do mais estava pagando a vista.


Por isso, feliz é a criança que aprende com os pais o conceito de juntar o dinheiro necessário para só depois comprar o que deseja. Algumas crianças desistem no meio do caminho por achar muito difícil e demorado conseguir guardar o valor desejado. Estas, perdem a oportunidade, muitas vezes quando falta muito pouco para chegar na meta.


Da mesma forma, tem aqueles que não tiveram a oportunidade de aprender a valiosa lição de juntar e na velhice passam por aflições financeiras. Diferente daqueles que começaram a junta desde cedo, mesmo que seja de pouco em pouco, pois conseguem desfrutar da paz financeira na velhice.


Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page