top of page

O CUSTO DA DEPENDÊNCIA EXTERNA

  • custoseganhosconsu
  • 8 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

A experiência do isolamento social, por causa do Coronavírus, está ensinando para vários segmentos da economia sobre o perigo da dependência externa no fornecimento de insumos.


Varejistas que importavam grande parte de suas mercadorias vindas da China sentiram a descontinuidade no fornecimento quando os portos se fecharam no mundo todo. A indústria viu suas linhas de produção pararem por interrupção da chegada de insumos.


Assim, neste momento, as empresas que resistiram durante todos estes anos de globalização estão vendo sua força no mercado interno. Comércio varejista que compra predominantemente de fornecedores locais, estão com seu movimento garantido. Da mesma forma, as indústrias que compram matéria prima de fornecedores locais estão vendo seu suprimento chegar com regularidade.


Daqui para frente, muitas empresas e países irão repensar a proporção da dependência de fontes que, de alguma forma podem sofrer paralização e ameaçar até a soberania de um país. Mais do que nunca, o isolamento social, está testando a capacidade de sobrevivência local e a habilidade de um povo de se virar com os próprios recursos.


Ao mesmo tempo, nesse período, estamos percebendo que para nossa sobrevivência não precisamos ir tão longe, não precisamos de tanta quantidade. O que nós precisamos, o universo supre, em cada canto do planeta, desde o lugar mais frio até o lugar mais quente. Porém, a grande questão daqui para frente será como aprimorar a capacidade de fazer o melhor com os recursos que temos, dentro das condições que cada povo tem.


Para isso, é importante estarmos abertos para aprender cada vez mais seja qual é a melhor maneira de produzir mais com cada vez menos recursos ou quais são as melhores teorias e métodos aplicáveis para as escolas obterem resultados cada vez mais crescente. Estas atitudes farão diferença no futuro.


Era fácil e cômodo importar material que não conseguia fazer. Também só bobo insistia em fazer aqui pagando mais caro por algo que lá de fora era melhor e mais barato. Por isso, o desafio agora é conseguir produzir por um custo que seja ao menos compatível com o mercado local, mas acima de tudo a vontade de querer alcançar o que os outros fazem melhor do que nós.


Para isso, o caminho inevitável é estudar para compreender profundamente o custo de cada produto, o custo de cada processo, etc, e saber simular e testar alternativas que tragam custos cada vez mais competitivos, sem perder a qualidade.


Posts recentes

Ver tudo
ALGUNS CUIDADOS COM O USO DO PIX

As instituições religiosas como templos e igrejas recebem muitas doações em moedas e cédulas de pequeno valor. Estes “dinheiros pequenos”...

 
 
 

Comments


bottom of page