top of page

O CUSTO DE NÃO DEIXAR ERRAR

  • custoseganhosconsu
  • 8 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de fev. de 2022

Por que os funcionários erram? Uma empresa cujo líder máximo não permite que seus funcionários errem, por achar que o erro pode trazer prejuízo, impede que eles tenham o aprendizado correto, por meio de tentativas, erros e acertos. Por isso, diferente do que muitos empresários acreditam, os erros que provocam grandes prejuízos à empresa ocorrem justamente nas empresas em que o chefe não permite erros.


Sendo assim, se o chefe permitir que seus funcionários errem, apesar do prejuízo momentâneo, com o tempo os funcionários irão aprender e a errar cada vez menos, sem precisar da pressão e do medo do patrão estar vigiando à espreita. O que faz com que o custo do erro seja amplamente compensado com os acertos que se seguirão.


Nesse cenário, os ganhos proporcionados pelos funcionários motivados a acertarem, porque o patrão lhes confiou a oportunidade de eles cometerem erros, são crescentes. E além do apoio mútuo, cada erro cometido se torna um manual de aprendizado, de forma com que os erros diminuam na medida que os funcionários ganham confiança e o sentimento de auto realização.


Contudo, por outro lado, em uma empresa em que os funcionários são impedidos de cometerem erros, o ambiente fica cada vez mais carregado, uma vez que o ser humano tem instinto natural de querer acertar e quanto mais a oportunidade é negada, maior será a frustração, já que não há como adquirirem experiência.


Para ajudar a ilustrar, imagina uma criança que está aprendendo a andar de bicicleta. Apesar dos tombos, ela sempre levanta e tenta de novo, até acertar. Porém, se o pai ficar com dó e preocupado com a criança se machucar, de forma a impedir que ela tente, apesar de proteger do machucado, irá fazer com que ela perca a chance de experimentar algo na vida. Assim, como consequência, futuramente, a criança pode se tornar um adulto apático, sem iniciativa de tomar frente em nenhum projeto.


Da mesma forma que é com a criança, uma empresa que é dominada por um chefe sabe tudo, que sempre toma a frente e não deixa ninguém errar, só cresce até onde o chefe consegue ir e permite. O que faz com que o patrão trabalhe muito mais do que o necessário, correndo o risco de ir para o hospital pela alta carga de trabalho, enquanto os funcionários ficam à mercê de uma ordem para executarem alguma tarefa. Por isso, em uma empresa, mais importante do que os erros cometidos, é o crescimento e a divisão da responsabilidade.


Sendo assim, para a prosperidade de um empreendimento é necessário, em primeiro lugar, arcar com o custo do erro como sendo um investimento, em que as pessoas aprendem, se tornam mais fortes, com espírito realizador e seguros de si, pois é isso o que irá sustentar o crescimento e garantir a lucratividade a longo prazo.


Posts recentes

Ver tudo
ALGUNS CUIDADOS COM O USO DO PIX

As instituições religiosas como templos e igrejas recebem muitas doações em moedas e cédulas de pequeno valor. Estes “dinheiros pequenos”...

 
 
 

コメント


bottom of page