O CUSTO DO TECIDO
- custoseganhosconsu
- 14 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2022
Em uma fábrica de roupas o tecido tem o maior peso no custo da fabricação. Isso porque a compra da matéria prima ocorre em forma de rolos e o valor é expresso, em reais, por quilograma. Entretanto, dependendo do tecido é necessário incluir o custo do tempo de descanso, pois tecidos como o elastano precisam ser abertos e deixados “frouxos” para retornarem ao tamanho original e assim evitar o efeito “encolhimento” depois que a peça for cortada.
Assim, uma vez que o tecido está descansado, começa o processo de corte, seguindo o molde do desenho de cada modelo. Neste momento a unidade do tecido que inicialmente era quantificada em quilogramas por rolo passa a ser em gramas por peça cortada. Contudo, para quantificar o peso de cada peça cortada é necessário dividir o peso do tecido pela quantidade produzida. Por exemplo, se com vinte quilogramas de tecido é possível cortar cem peças, então cada peça sai por duzentas gramas.
Já para calcular o custo de cada peça, basta multiplicar o valor do tecido pelo custo da peça. Então, utilizando o exemplo acima e supondo que a compra do tecido tenha custado dez reais por quilograma, basta multiplicar os dez reais por duzentas gramas para chegar ao custo de dois reais por peça cortada. Simples.
Entretanto, é necessário ressaltar alguns “detalhes” para que a conta seja realizada corretamente. Os retalhos que sobram após o corte, embora virem lixo, fazem parte do custo do produto. Então quando se divide o peso do tecido, é necessário utilizar o peso total do tecido inteiro antes de ser cortado. Fazendo isso a fábrica não terá prejuízo, pois o custo de cada peça cortada estará pagando também o custo dos retalhos descartados.
Outro detalhe que gera muita dúvida é se o peso líquido da peça finalizada fica menor do que o peso que foi lançado na ficha de custo e a resposta é sim, pois na ficha de custo entra o peso de todo o material que foi consumido para fabricar a peça. Portanto, o peso líquido deverá ser obtido através da pesagem após a peça ser finalizada. O que é importante também para calcular o frete para quando a mercadoria for despachada para os clientes.
Comments