QUANDO AS AÇÕES CAEM O MEDO É PARALISANTE
- custoseganhosconsu
- 3 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
Você já percebeu que algumas vezes, quando o mercado de ações mergulha na queda você não faz nada? Assim, como que em um passe de mágica, depois que a tempestade passa, o preço das ações se recupera. E, normalmente, quem não comprou alguma ação nesse momento se arrepende. Afinal, depois que a poeira se assenta é comum o pensamento de que “se soubesse que iria se recuperar tão rápido teria comprado”.
Um exemplo recente disso está relacionado a pandemia. Quem estava com ações compradas antes da pandemia viu seu patrimônio se derreter em poucos dias. O que não é fácil. Não é fácil ficar olhando o preço das ações despencarem enquanto se observa horrorizado o patrimônio se desfazer entre os dedos. Principalmente porque quando o mercado de ações entra em parafuso, as notícias catastróficas disparam e o seu subconsciente é invadido por informações negativas e assim a mente aciona aquele gatilho de segurança que dá ordens para paralisar o corpo.
Isso faz com que, mesmo diante de boas oportunidades, o investidor fique incapaz de comprar, pois por ficar olhando com medo aterrorizante o preço cair até um ponto inacreditavelmente atraente, não consegue ter a racionalidade de adquirir naquele preço, uma vez que foi tomado pela sensação de medo. E assim a oportunidade vai embora.
O que acontece na mente do investidor amedrontado, que fica com vontade incontrolável de vender e pular fora? O corpo com medo solta cheiro, o mesmo cheiro que o cachorro fareja e faz o animal entrar em estado de alerta devido ao cheiro do medo que sinaliza ameaça. Da mesma forma, o corpo com medo, diante da queda aterrorizante do mercado, solta o cheiro de medo. E assim, o corpo amedrontado estabelece uma relação de medo aterrorizante com o mercado e o trata como inimigo, como ameaça, um perigo.
Em seguida, inicia a paralisia, que é quando a pessoa fica surda, muda e não consegue ir para frente ou para traz. E, um tempo depois, vem aquele desejo inexplicável de fugir, de vender tudo, sair correndo e se distanciar do perigo.
Então, o que fazer nesses momentos de paralisia? A melhor coisa a se fazer é respirar fundo e perguntar a si mesmo o que o seu corpo está sentindo! Isso ajuda a trazer a razão de volta à consciência e poder agir, mesmo diante do medo. Mesmo que seja para comprar uma ação de um valor pequeno, só para sentir esta experiência libertadora.
Quem domina o medo do corpo consegue agir com a razão, enquanto quem é controlado pelo medo paralisante sai vendendo as ações a qualquer preço para fugir do perigo. Ou seja, a evolução espiritual garantirá a prosperidade do seu patrimônio.
コメント