O MELHOR INVESTIMENTO
- custoseganhosconsu
- 18 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2022
Há quem fique procurando fundos de investimentos em rendas variáveis, na renda fixa, no tesouro direto, nos CDB ou letras de instituições menores com retorno maior. Entretanto o que muitos não levam em consideração é que todos estes investimentos possuem um intermediador no meio, que também precisam ganhar.
Por isso, investir no seu próprio negócio e na sua empresa é sempre o melhor investimento, pois é o único que só “depende de você”. Entretanto, por mais que essa afirmação pareça óbvia, muitos empresários não sabem ao certo em que investir ou como investir dentro da empresa. A melhor resposta é investir no estoque, no financiamento de prazo para os seus clientes, nos equipamentos, instalações e acima de tudo no desenvolvimento das pessoas.
Entretanto, para garantir que o investimento seja seguro é necessário disciplina, ordem e se atentar a alguns aspectos. Por exemplo, ao investir em estoque é necessário investir em ativos que tenham retorno previsível e que não sirvam apenas para “jogar dinheiro fora” ao comprar um estoque de produtos que não giram. Sendo assim, é fundamental comprar somente o essencial conforme a necessidade e pagar à vista, de forma que se possa negociar um ótimo desconto.
Já ao investir no prazo do seu cliente é necessário tomar muito cuidado para não dar crédito para um cliente mau pagador. Ao conceder um prazo suficiente para o capital de giro a sua empresa se transforma em banco de fomento para os clientes, uma vez que os mesmos necessitam de um tempo para transformar a mercadoria que comprou em dinheiro. Entretanto, uma coisa é financiar o tempo necessário e outra coisa completamente diferente é esticar o prazo para quem não consegue pagar seus compromissos. Para estes você deve receber primeiro e só entregar depois.
Uma vez que você realize esses investimentos da forma correta, terá um retorno muito maior do que se investisse em qualquer produto dos bancos. Além disso, os seus fornecedores vão te respeitar e os clientes vão adorar ter uma empresa como a sua como fornecedor, que ajuda a impulsionar o negócio dele. E numa eventual crise, quem está na posição de credor é sempre mais forte do que aqueles que devem a seus credores. Assim no caso de uma recessão encontrará oportunidades ainda mais atraentes para tornar seu negócio mais lucrativo. Como é o caso de muitas empresas que se tornaram grandes aproveitando os períodos de crise.
Porém para tudo isso funcionar bem e você ter domínio sobre cada centavo investido é necessário ter as ferramentas corretas, que nesse caso são de monitoramento. Os chamados instrumentos de controle financeiro, que toda empresa grande e organizada utiliza, como o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, o fluxo de caixa, e a mais importante de todas, a contabilidade de custos. Tudo isso integrado no sistema contábil de forma a proporcionar transparência e governança, o que é primordial independente do porte da empresa.
Commentaires