top of page

O QUARTO PODER E O AUMENTO DO IMPOSTO

  • custoseganhosconsu
  • 16 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Antigamente era comum que a pessoa mais forte, fisicamente, se tornasse o líder da turma. Afinal, a força bruta conseguia impor a ordem, de forma que os demais o respeitasse. E, por muito tempo, diferentes povos foram liderados e administrados segundo esse modelo. Porém, uma pessoa que se impõe pela força dificilmente terá o carisma como uma de suas características mais fortes. O que faz com que com o tempo o líder se torne cada vez mais autoritário, as pessoas insatisfeitas e ocorram conflitos.


Sendo assim, com o tempo, a maioria dos países passaram a adotar o modelo de administração democrática. E uma sociedade que sofreu outrora com o autoritarismo vê na democracia um sistema que se aproxima da perfeição, por causa da liberdade e da possibilidade de conquistas materiais nunca antes imaginadas.


O povo se reúne em torno da eleição para escolher quem governará sua nação e parlamentares para constituírem o segundo poder, de forma que os vereadores, deputados e senadores criem regras para um convívio democrático. De forma, que o terceiro poder seja constituído pelo judiciário, para intermediar os conflitos entre as partes. Dessa forma, apoiado nos três poderes, aquele que executa, legisla e julga, o povo embarca em uma aventura sem precedentes de prosperidade, liberdade e riqueza.


Porém, com o passar do tempo, os líderes eleitos passaram a nomear seus assessores assim que tomam posse, o que constitui a máquina do Estado. São prédios, mesas, armários, computadores, carros, motoristas e funcionários e mais funcionários que constituem o segundo poder e tudo isso custa.


Para ilustrar melhor, podemos citar o judiciário, que tem uma máquina com custo elevado para manter, uma vez que tem a necessidade ainda de órgãos de controle como o ministério público, tribunal de contas, controladoria geral, advocacia geral da união, o COAF, e todas instituições que controlam o que os três poderes fazem.


E o que é comum em todos os poderes? O funcionalismo público. O funcionalismo público constitui o quarto poder, que foi instituído de forma silenciosa, e que em uma democracia madura representa um custo gigantesco que consome quase todo o imposto arrecadado.


No mundo todo ocorre a mesma coisa e o custo para manter a pesada estrutura do Estado está lentamente sufocando a liberdade do povo e obrigando a trabalhar quase metade do ano só para pagar imposto.


Por isso, é necessário discutir o custo do quarto poder da República. Pois, o modelo sustentável a longo prazo será aquele em que o modelo de democracia conseguir discutir o tamanho do Estado a caber dentro da verba razoável para o povo.


Posts recentes

Ver tudo
ALGUNS CUIDADOS COM O USO DO PIX

As instituições religiosas como templos e igrejas recebem muitas doações em moedas e cédulas de pequeno valor. Estes “dinheiros pequenos”...

 
 
 

Comments


bottom of page