top of page

POUPE O SEU 13º SALÁRIO E PLR

  • custoseganhosconsu
  • 23 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de fev. de 2022

As pessoas, no geral, têm o antigo hábito de afirmar que se sobrar dinheiro no final do mês irá poupar. Embora saibam que não vai sobrar, continuam tentando ser razoáveis consigo mesmo, mantendo uma esperança. E, no final, essa frase se torna uma mentira que as pessoas se contam todos os meses. O resultado? Depois de vários anos continuam sem poupança, toda vez que acontece algum gasto inesperado acabam entrando no vermelho e depois passam vários meses trabalhando para zerar o vermelho.


É comum, sobretudo entre os jovens, não fazer ideia de como poupar. Seja por falta de orientação ou por não ter sido educado a poupar, mesmo que seja apenas uma moeda, quando criança. Por isso, o mais importante é adquirir o hábito e o costume de guardar um pouco de cada vez, com frequência constância.


Neste sentido, nas aulas ministradas sobre educação financeira, aqui na Custos e Ganhos, é sempre recomendado a se organizar para passar os doze meses do ano apenas com o salário, de forma a poupar o décimo terceiro salário e o PLR (participação no lucro e resultado). Esse método é muito eficaz, pois ajuda as pessoas a adquirirem o hábito de poupar, uma vez que sempre que esses dois eventos ocorrerem o dinheiro não será utilizado de forma automática, mas sim transferido para uma poupança ou alguma outra conta de aplicação e será guardado.


Depois que uma pessoa aprende a transitar entre as duas contas, conta corrente e conta de aplicação, além de gerar maior confiança, cria-se o gosto por querer poupar mais um pouco, de forma que o saldo na reserva aumente de forma gradual e proporcionando as primeiras noções de patrimônio. Assim, a reserva passa a ser um dos itens do patrimônio que passa a figurar até na declaração do imposto de renda e pouco a pouco aprende-se o modelo de pensamento das pessoas prósperas, que é o de administrar o patrimônio.


E o verdadeiro teste é quando passa por uma situação de emergência que precisa de dinheiro urgente, e ao conseguir resgatar da poupança e resolver o problema, passa a ter a certeza de que está no caminho certo.


Sendo assim, quem tem educação financeira, além de conseguir uma “estabilidade financeira”, aprende o poder de uma reserva financeira em situações inusitadas e ganha o respeito e admiração das pessoas ao redor, sendo reconhecida como uma pessoa confiável, de credibilidade e que pode contar até em momentos de dificuldade.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page