top of page

QUAL A VANTAGEM DO TESOURO SELIC SOBRE A POUPANÇA?

  • custoseganhosconsu
  • 18 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Desde o dia 19 de setembro de 2019 o Banco Central abaixou para 5,5% ao ano a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Talvez o nível mais baixo de juros no Brasil. Com 5,50% ao ano, a caderneta de poupança irá render 3,85% ao ano, pouco acima da inflação. Sendo assim, o investimento em Tesouro Selic vale a pena?


Muitas pessoas têm feito esta pergunta e sempre respondo que o ato de poupar deve continuar independente do rendimento. Portanto é válido sim aplicar em poupança, assim como partir para diversificar em Tesouro Selic, uma espécie de segunda caixa d’água, ou a reserva da reserva. Ou seja, investir o dinheiro, que pode ficar aplicado por mais tempo, ao mesmo tempo em que a reserva que precisa ser usada para socorrer o fluxo de caixa do dia a dia pode permanecer na velha caderneta de poupança.


Então qual a vantagem do Tesouro Selic? A vantagem é que o Tesouro Selic paga 100% da Selic, ao passo que a poupança paga 70% da Selic (pode ser que aja alteração na regra de remuneração da poupança devido a Selic ficar muito baixa). Se a Selic está em 5,50% o Tesouro Selic renderá 5,50% ao ano.


Contudo, o Tesouro Selic tem cobrança do imposto de renda. Dessa forma, se o resgate ocorrer no prazo inferior a 180 dias pagará 22,50% de imposto, derrubando os 100% de rendimento para 77,50%. Fora o imposto de renda, se o resgate for em um prazo inferior a 30 dias haverá incidência do IOF, imposto sobre operação financeira. No caso do Tesouro Selic ainda é necessário pagar 0,25% de taxa de administração para o corretor que está trabalhando para intermediar a compra e a venda entre o investidor e o Tesouro Nacional, via home broker ou corretora independente.


Por isso, um dinheiro que deverá ser utilizado a curto prazo não compensa colocar no Tesouro Selic ou em qualquer outro produto cujo imposto de renda e o IOF anulem qualquer rendimento.


Porém, na medida em que o investimento é realizado em um tempo maior, passa a render mais do que a poupança. Isso porque nos primeiros 30 dias ficará livre do IOF e após 180 dias o imposto de renda cai para 20,00%, da mesma forma que após 360 dias cai para 17,50% e após 720 dias cai para 15%. O que significa que a partir do segundo ano o rendimento no Tesouro Selic fica 85% da Selic, contra 70% da poupança. O rendimento do Tesouro Selic será 15 pontos acima da poupança ou cerca de 20% melhor, já que tem a taxa de administração.


Já em relação a garantia, o Tesouro Selic conta com a segurança do Tesouro Nacional. Quanto a liquidez o resgate ocorrerá com D+1, ou seja, no dia seguinte à data de venda do título ou no vencimento o valor será creditado na conta.


Para obter um rendimento maior no seu patrimônio dará um pouco de trabalho e é preciso estudar o assunto afundo, pesquisar mais e estar antenado com o mercado financeiro. Porém, todo esse trabalho é amplamente recompensado quando se vê o dinheiro rendendo mais na diversificação da carteira do que se ficasse todo na poupança por comodidade.


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page