top of page

QUANTO A SUA POUPANÇA RENDEU EM 2020?

  • custoseganhosconsu
  • 27 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2022

Você deve ter percebido que o rendimento do dinheiro depositado no banco caiu bastante em 2020. A caderneta de poupança perdeu feio da inflação no ano passado. Os brasileiros tiveram a inédita experiência do juro negativo, aquele em que você paga para o banco cuidar do dinheiro.

No ano da pandemia o mercado foi inundado por um montão de dinheiro circulando. Os bancos estão desesperados tendo que empurrar dinheiro e isso fez com que o preço do dinheiro caísse ao patamar mais baixo da história. Bancos que se gabavam de entregar rentabilidade de 100% do CDI ficaram para trás, pois hoje, quem paga apenas 100% do CDI virou uma porcaria. Já se fala em 200% do CDI, em 500% do CDI, que parece bastante, mas só a inflação no ano passado avançou 164% do CDI.


Investimentos em fundos tiveram alterações radicais, com os bancos lançando novos produtos um atrás do outro para atrair clientes em fuga. Reduziram drasticamente o valor mínimo para aplicação inicial, para movimentação e o valor mínimo de permanência. Reduziram também as taxas de administração dos fundos.


O surgimento dos bancos digitais contribuiu bastante para abaixar os preços dos produtos financeiros no mercado dominado pelos grandes bancos. Os pequenos poupadores estão atualmente buscando algum investimento que pague pelo menos a inflação. E é nesta busca de alternativas que começam a se deparar com produtos diferentes dos habitualmente conhecidos fundos de investimentos, até então dominado por poucos bancos.


Os poupadores estão saindo dos bancos e indo para corretoras, onde encontram melhores oportunidades de aplicação financeira. Pode até ser a corretora do próprio banco. Em 2020 ainda tivemos a corrida para renda variável. As pessoas, ficando em casa, tiveram mais tempo para cuidar do seu dinheiro, e o número de pessoas físicas comprando ações na bolsa bateram recorde. Não é nada fácil encontrar este ou aquele produto que pagam melhor, pois o mundo financeiro é uma malha de centenas e milhares de diferentes produtos que é capaz de confundir qualquer um.


O que digo aqui é que existem sim opções no mercado que pagam rentabilidade melhor. Só que o poupador precisa se esforçar, precisa se dedicar a estudar o assunto, para aprender como funciona o mercado, assim será possível encontrar produtos que pagam rendimento muito superior a poupança, algo em torno de 10% ao ano, e com baixo risco. Acredite e procurem estas opções, dá trabalho, mas o esforço vale a pena, porque o patrimônio acompanha o que o seu dono faz.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page