top of page

QUANTOS TIPOS DE CDB EXISTEM?

  • custoseganhosconsu
  • 27 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2022

Quando um poupador sai do conforto e segurança da caderneta de poupança e começa a dar os primeiros passos como investidor em CDB, de imediato, se depara com os diferentes tipos de CDB que há no mercado e siglas CDB, CDI e SELIC. E é aqui que a diferença entre um poupador e um investidor começa.


O poupador apenas junta dinheiro, seja guardando em casa, deixando parado na conta corrente ou aplicado na caderneta de poupança, sem se preocupar com rendimento do dinheiro que acumula no reservatório. Qualquer lugar que ofereça segurança na certeza de que o dinheiro que foi depositado estará lá quando necessário é o suficiente.


Porém, quem quer ser um investidor precisa começar a estudar o assunto e conhecer as regras de diferentes produtos além da poupança. A melhor forma de entender algo desconhecido é absorver pouco a pouco todos os dias. A pior coisa que faz é rejeitar o assunto só por que parece difícil no começo.


Dito isso, o que é um CDB? O CDB é um Certificado de Depósito Bancário, ou seja, são títulos emitidos pelos bancos com prazos e rendimentos definidos. O primeiro tipo de CDB é o que remunera uma porcentagem do CDI, Certificado de Depósito Interbancário. Por exemplo 100% do CDI, 110% do CDI e assim por diante. Sendo assim, varia de acordo com a taxa Selic.


O segundo tipo de CDB é o CDB prefixado. Nesta modalidade, a porcentagem é definida no momento da aplicação. Por exemplo se definiu 6,00% ao ano, você sabe que no primeiro ano irá render 6,00% e no segundo ano 12,36%.


A vantagem, nesse caso, é que mesmo que a taxa de CDI caia para 5,00% o rendimento, na modalidade prefixado, continua rendendo os 6,00% combinado. Porém, a desvantagem é quando o CDI sobe, para 7,00% por exemplo, pois você continuará recebendo apenas os 6,00%. Sendo assim, o CDB prefixado é indicado para investir quando a taxa Selic está com probabilidade de cair no futuro. Isso porque o CDB, que paga o porcentual do CDI, é ótimo quando a taxa Selic começa a subir.


O terceiro tipo de CDB é aquele que corrige pela porcentagem da inflação, no caso o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) mais uma porcentagem fixa de juro. Por exemplo, IPCA + 3,00% ao ano. Neste caso, a remuneração varia mensalmente de acordo com a variação do IPCA. Porém, o lado positivo do CDB IPCA é que ao longo do tempo ela protege o capital contra a inflação.


Vale ressaltar que todos os três tipos de CDB não sofrem volatilidade, ou seja, o capital investido não sofre variação negativa e rende normalmente mais do que a poupança. Isso porque o CDB tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e a incidência do imposto de renda. Lembrando que via Home Broker, você terá acesso aos CDB com melhores rendimentos.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page