RENEGOCIAÇÃO COM CLIENTE: VÁRIAS FATURAS NUMA SÓ FATURA NOVA
- custoseganhosconsu
- 1 de abr.
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Toda empresa que vende a prazo está sujeita a lidar com a inadimplência de clientes. Algumas situações são temporárias e logo se resolvem, mas, em outros casos, a solução viável seria uma renegociação. Em vez de manter diversas faturas vencidas abertas no sistema, o credor pode consolidar em uma nova dívida, formalizando o compromisso de pagamento em condições acordadas.
A lógica é semelhante ao parcelamento de impostos que uma empresa pode fazer junto ao governo, só que agora você assume o papel de credor e define as regras para a negociação. Afinal, cada credor pode definir seus critérios com relação a seus devedores. A empresa pode estabelecer condições que facilite ao cliente regularizar a sua situação, de acordo com a provável capacidade do fluxo de caixa de cada um.
Como Estruturar a Renegociação?
Vamos considerar um exemplo prático: suponha que sua empresa tenha a receber R$ 24 mil em várias faturas vencidas de um cliente. Essas faturas deixaram de ser pagas e agora precisam ser regularizadas. Ao calcular os encargos financeiros, entre juros e correções por atraso, digamos que o saldo atualizado tenha chegado a R$ 30 mil.
Vamos supor que, após a negociação entre as partes, tenha sido acordada a seguinte condição: um pagamento inicial de R$ 6 mil à vista, referente a juros e correções, e o restante seria dividido em 10 parcelas de R$ 2.400,00, com os juros sendo calculados a razão de 1,5% ao mês, atualizados até a data de vencimento de cada parcela.
Como Registrar no Sistema Financeiro
Ao renegociar a dívida, dessa maneira, o primeiro passo será o de dar baixa nas antigas faturas originais, pois elas não serão mais cobradas separadamente. A nova dívida consolidada substituirá as anteriores, refletindo a nova condição acordada com o cliente.
1º Passo: Baixa das Faturas Antigas
Suponha que existam 12 faturas de R$ 2 mil cada, totalizando R$ 24 mil. O primeiro lançamento no sistema será: Credita Clientes a Receber em R$ 2 mil referente a primeira fatura e, debita a conta de Compensação ou Conta Transitória em R$ 2 mil. Esse registro reflete a quitação contábil das faturas antigas, movendo o saldo para uma conta transitória. Isso deve ser feito uma a uma, até a 12ª fatura.
2º passo: Registro da Nova Dívida
Com a renegociação firmada, a nova dívida precisa ser incluída no sistema. Uma vez que o juro do passado foi combinado de receber a vista, a parte que será tratado nas parcelas futuras, se referem a valor principal, de R$ 24 mil, em 10 parcelas de R$ 2.400,00. Então, o lançamento ficará: debita Clientes a Receber Parcelado, as 10 parcelas no valor de R$ 2.400,00 com a soma fechando em R$ 24 mil, e na contrapartida, credita a Conta de Compensação em R$ 24 mil.
Dessa forma, as faturas antigas deixam de existir e são substituídas pela nova obrigação, ajustada conforme o acordo. E o saldo de R$ 24 mil, da conta de Compensação, ficou zerado.
3º passo: Inclusão dos Encargos Financeiros
Por prudência, recomendamos que aguarde o recebimento destes R$ 6 mil de juros e correção, antes de fazer o lançamento. Após confirmado a entrada destes R$ 6 mil, prossiga o lançamento no sistema, que ficará: credita a conta “Receitas com Juros” de R$ 6 mil e debita a Conta Banco, onde entrou estes R$ 6 mil. Assim, o reconhecimento da receita no resultado ficará ancorado ao fato ocorrido, isto é, com os R$ 6 mil devidamente recebidos.
Note que, as parcelas futuras, foram incluídas no sistema, sem o acréscimo de juros. Como o combinado foi de atualizar a razão de 1,5% ao mês, o valor a receber da 1ª parcela de R$ 2.400,00 será de R$ 2.436,00 no vencimento, que será lançado no sistema financeiro assim: credita “Clientes a Receber Parcelado”, o valor de R$ 2.400,00 e gera o juro de R$ 36,00 que será creditado na conta Receitas com Juros e debita o valor de R$ 2.436,00 na conta Banco.
No mês seguinte, a 2ª parcela será, R$ 2.400 mais 1,5% de correção mais 1,5%, chegando a R$ 2.472,54 com juros de R$ 72,54. O lançamento fica: credita “Clientes a Receber Parcelado”, o valor de R$ 2.400,00 do principal, e credita mais R$ 72,54 de juro na conta “Receitas com Juros” e debita o valor de R$ 2.472,54 na conta Banco. E assim por diante até a liquidação de todas as parcelas.
Note que o valor da receita com juros será reconhecido no resultado, na data de liquidação, na medida que for recebendo.
Esses lançamentos de débitos e créditos podem, a princípio, causar confusão, a ponto de gerar a sensação de “não estou entendendo nada”. Se isso acontecer, posso garantir que é normal, ainda mais em um tema tão específico como este. Então, vá com calma. Aos poucos, seu modelo mental se acostumará com o assunto e, com o tempo, você perceberá que cada passo dos lançamentos faz total sentido.
O mais importante é alcançar a total transparência em cada acordo de renegociação que a empresa venha a realizar, garantindo que tudo o que foi combinado esteja registrado no sistema. Isso proporciona segurança e tranquilidade a todos os envolvidos.
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