TARIFA GRATUITA NA CONTA DIGITAL FINTECH
- custoseganhosconsu
- 5 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2022
Independente do porte e segmento de uma empresa, ter uma conta corrente para receber o pagamento de clientes e efetuar pagamentos à fornecedores, funcionários e governo não é mais uma opção, mas sim uma necessidade obrigatória. Contudo, o custo da tarifa para se manter atualmente uma conta corrente no banco, por menor que seja, pode ser alto para uma microempresa, além de ser um dinheiro que sai de uma empresa pequena para alimentar a receita de um banco que é grande.
Para se ter uma ideia, os grandes bancos cobram tarifas que chegam a quase R$ 1.000,00 por ano, diluídos em valores mensais. E se imaginarmos que uma microempresa pague esses R$ 1.000,00 por dez anos? Além de serem R$ 10.000,00 que o empreendimento deixou de juntar, é o valor que tem ajudado a engordar ainda mais o caixa do banco.
Porém, engana-se quem acredita que essa é a única solução para um empresário, pois com o surgimento das fintechs, a conta digital dos bancos menores, é possível zerar em 100% o custo com a tarifa da conta corrente. Isso porque, além da tarifa de manutenção da conta ser zero, a tarifa de boleto de cobrança e de TED ou DOC também são gratuitas.
Fintech como Nubank, Banco Inter, entre outros operam desta forma. Inclusive, facilitam desde a abertura da conta, que é totalmente digital, e não possuem agência física. Basta fotografar os documentos solicitados e enviar via internet. Já no caso da abertura de conta de pessoa jurídica, há um pouco mais de trabalho, pois solicitam mais documentos, mas é só ter um pouco de paciência, fazer um pouco cada dia se for o caso, que em pouco tempo o empreendimento começará a operar com uma conta digital.
Como a legislação que rege as fintechs é menos rigorosa do que as dos grandes bancos, existem outras facilidades na conta digital, como o fato de não existir no menu a opção “TED/DOC” e tudo ser realizado através de transferência. Basta preencher os dados como banco, agência, número da conta, CPF ou CNPJ do destinatário e “transferir” o valor, tudo muito simples e fácil. Diferente do que ocorre nos bancos grandes em que é necessário cadastrar e validar o destinatário para efetuar a “TED/DOC”.
No caso do Banco Inter, o cartão de débito ou crédito, também tem a opção de “bloquear/desbloquear” o cartão pelo aplicativo do celular. O que permite manter a conta bloqueada na maior parte do tempo e desbloquear apenas quando for utilizar, aumentando a segurança do cartão.
Outro recurso que já é utilizado nos bancos grandes e também no banco digital é o recurso de depósito de cheque digital. O que faz com que seja possível realizar o depósito dos cheques recebidos utilizando o aplicativo, sem ter que ir no banco.
Assim, além das fintechs serem avanços tecnológicos no mundo bancário e ajudarem principalmente o bolso dos pequenos empresários também ajudam os grandes bancos a melhorarem seus serviços. O que o torna uma ótima alternativa para os empresários.
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