TRIPLICOU A PRODUTIVIDADE NA LAVAGEM DE CENOURA
- custoseganhosconsu
- 12 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2022
Em uma pequena colônia no interior de São Paulo, uma família tirava seu sustento com a plantação de cenouras. No campo, trabalhavam o pai e seus três filhos. Durante a colheita, seguiam uma rotina de “arrancar” cenoura na roça de manhã cedo até a tarde, três vezes por semana.
No início do entardecer, carregavam as cenouras colhidas e traziam na carreta puxada por um trator, até o barracão, para serem lavados. Quando terminava de descarregar, o pai ligava a bomba perto do rio, para acionar o esguicho que seria utilizado na lavagem. Enquanto o pai lavava as cenouras, um filho ficava ajudando a puxar a mangueira do esguicho e os outros dois podiam descansar.
Eram 3 horas de lavagem para o pai ficar trabalhando e os filhos ajudarem de alguma maneira. O custo dessa lavagem estava saindo 12 horas homem, já que eram 4 pessoas por 3 horas.
Um dia, o ancião que é conselheiro do bairro, visitou esta propriedade, ficou observando o esforço do pai e a ociosidade dos filhos. No final do expediente, o ancião perguntou ao pai se a sua bomba tinha potência para mais um esguicho, ao qual o pai respondeu com orgulho: “claro que sim, até dez se for preciso”. O ancião perguntou: “o senhor já pensou em colocar dois esguichos para lavar? Afinal, seus filhos já estão grandes e têm força para aguentar a pressão de um esguicho”. Foi quando o pai parou e ficou com cara de: “por que não pensei nisso antes? ”
No dia seguinte, ele foi até a cidade e comprou mais um esguicho, mangueira e o kit completo e colocou para funcionar o segundo esguicho. Assim, 2 filhos tinham que ficar segurando o esguicho enquanto o pai ligava a bomba e ajustava a pressão. Consequentemente, agora os 2 filhos viraram custo direto, pois lidavam diretamente com o produto.
Qual foi o resultado? Depois que todos se acostumaram com a nova rotina, o tempo total gasto na lavagem caiu de 3 horas para apenas 1 hora. Embora fosse esperado que com o dobro de esguicho o tempo caísse pela metade, conseguiu cair para um terço, devido a menor movimentação de ir e vir. Além de não sobrecarregar uma única pessoa e concluir muito mais rápido o serviço, sem intervalos. No final das contas, aquelas 12 horas homens caiu para 4 horas, ou seja, triplicou a produtividade que melhorou 200%.
Comments