VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CDB IPCA
- custoseganhosconsu
- 17 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2022
Quem saiu da poupança e ingressou em um CDB remunerado a IPCA mais juro, fez um ótimo negócio para rentabilizar o patrimônio. No entanto, há que se ter em mente que uma das desvantagens do CDB é a sua liquidez, que está atrelada a data de vencimento. Ou seja, caso haja necessidade de utilizar o dinheiro antes do vencimento, embora seja possível resgatar, o rendimento ficará prejudicado e o banco pode demorar alguns dias até encontrar um novo comprador do CDB que você está “vendendo”.
O CDB possui muitas vantagens, como a volatilidade, por isso é um produto recomendado principalmente na formação da reserva financeira a longo prazo, como por exemplo à aposentadoria. Os CDBs “nunca” caem e avançam em uma trajetória ascendente, em linha reta. Diferente do que ocorre com os títulos públicos atrelados a IPCA que sofrem consideráveis oscilações no preço e assustam os investidores que não dominam ainda o mecanismo dos títulos públicos. Além disso, CDB não tem taxa de administração, igual a poupança.
Contudo, no caso de fundo de investimento, é necessário prestar atenção na porcentagem da taxa de administração porque quando o gerente do banco diz que “é só um por cento” na verdade significava deixar a metade do rendimento de dois por cento da taxa Selic para a remuneração do banco. Além disso, outro fato importante é que O CDB paga Imposto de Renda, o que é uma desvantagem em relação a poupança, que é isenta.
O fator risco também é um ingrediente que se deve tomar cuidado no CDB, pois embora esteja protegido com o Fundo Garantidor de Crédito, se comprar CDB de banco que venha a falir, terá dor de cabeça para receber. Portanto, prefira sempre os CDB de bancos com melhor pontuação quanto ao risco. E, outra forma de também diluir o risco é diversificar em CDBs de diferentes emissores.
Com relação ao IPCA, quando está subindo, a remuneração do CDB IPCA paga boa rentabilidade, como ocorreu em 2021, mas é bom acompanhar a variação do IPCA para quando este começar a cair, pois a rentabilidade do CDB acompanhará a variação do IPCA. Portanto, por conta disso, também é recomendado diversificar os vencimentos. Por exemplo, comprar um CDB com vencimento para 2024, outro com vencimento para 2025 e assim por diante.
Por fim, é necessário ficar atento a data do vencimento, pois no vencimento o valor total será creditado na sua conta, e você precisará estar preparado para reaplicar. Diferente do que ocorre na poupança e nos fundos em que você pode “largar” por tempo indeterminado.
Contudo, apesar de parecer complexo investir no CDB IPCA, ao considerar os pontos apresentados acima, o seu esforço para administrar o seu dinheiro irá garantir a prosperidade do seu patrimônio.
Comments