VENDAS, FATURAMENTO OU RECEITA, QUAL A DIFERENÇA?
- custoseganhosconsu
- 6 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
O faturamento na Demonstração de Resultado é como o velocímetro no painel de controle de um carro, você fica olhando o tempo todo neste indicador. Tanto na cidade quanto na estrada, a velocidade com que você se desloca é muito importante, porque implica além da segurança, você estar dentro do limite da velocidade permitida.
Agora, você sabe qual o faturamento do seu empreendimento? Você monitora a que velocidade sua empresa está faturando? Hoje podemos contar com aplicativos que mostram tudo isso, na palma da mão, em tempo real, dá para acompanhar o faturamento do dia, do dia anterior, o acumulado do mês, ou o faturamento dos últimos 30 dias, dos últimos 12 meses, o que você desejar o aplicativo entrega.
Só que é muito comum, esbarrarmos na questão conceitual do que venha a ser os termos, Venda, Faturamento ou Receita. Vamos através de um exemplo; digamos que uma empresa vendeu num mês 100 mil reais. E destes 100 mil que esta empresa vendeu, conseguiu faturar e entregar 90 mil reais no mês, e o restante 10 mil reais ficou para ser faturado no mês seguinte. E destes 90 mil reais que faturou, conseguiu receber no mês, 50 mil reais, ficando o restante 40 mil reais para receber no mês seguinte.
Podemos dizer então que vendas, será a soma de todos os pedidos confirmados pelos clientes, independente do prazo de entrega. Já o faturamento, será a soma das notas que foram emitidas no mês, independente de quando foi vendido ou quando será recebido. E a Receita, se refere a dinheiro liquido que entrou no caixa ou no banco, independente de quando foi vendido ou quando foi faturado, e já deduzido das tarifas de cartões.
Agora, vamos ver como contabilizar isso: O pedido de vendas de 100 mil reais, não entra na contabilidade, porque é apenas intenção de venda, não afeta o patrimônio ainda. Portanto fica fora da contabilidade. Para acompanhar a movimentação dos pedidos emitidos e dos pedidos faturados, pode ir no módulo “pedidos” do sistema e puxar o saldo no final do mês.
Agora, vamos ver como contabilizar o faturamento de 90 mil reais: A vida contábil na empresa, começa efetivamente na emissão da nota, é quando o patrimônio é afetado pelas transações fiscais realizadas. A partir daí cada lançamento tem que zerar débito com o credito, então vamos ao lançamento: Credita 90 mil reais a conta Receita de Vendas ou Faturamento, da conta de resultado. Debita 90 mil reais a conta Clientes a Receber, no ativo circulante. Quando realiza este lançamento, o saldo do pedido, que foi baixado na medida que cada nota foi sendo emitido, chegou o fim do mês com saldo de 10 mil reais faltando para ser faturado.
E finalmente os 50 mil reais que foi recebido, será assim contabilizado: Debita 50 mil reais a conta Banco e credita 50 mil reais da conta Clientes a Receber. Neste momento, o saldo da conta “Clientes a Receber” ficou com 40 mil reais. O fluxo de caixa deste mês ficará com uma entrada de 50 mil reais.
Deu para pegar o que significa cada nomenclatura; Vendas, Faturamento e Receita? Claro que neste exemplo entrou só a venda de um mês, porém, no dia a dia da empresa, o faturamento do mês, se mistura com vendas realizadas no próprio mês, com as vendas realizadas nos meses anteriores.
Assim como a entrada de receita no fluxo de caixa, também mistura com o valor recebido referente ao valor faturado no mês, com as notas emitidas nos meses anteriores, dependendo do prazo combinado. O movimento de uma empresa é a soma dinâmica de cada pedido, que vira cada nota, que vira cada recebimento.
Veja também no you tube: