VENDEDOR É PARA VENDER OU FAZER RELATÓRIO?
- custoseganhosconsu
- 31 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2022
É muito comum, como consultor empresarial, ver no mercado empresas que obrigam os vendedores a fazerem relatórios. É relatório de viagem, relatório de visita, relatório técnico, entre outros. Afinal, a empresa paga para o vendedor fazer isso e o pior de tudo, ainda paga um outro funcionário para ficar lendo o tal relatório. Contudo, o que as empresas não sabem é que para muitos vendedores isso é uma verdadeira tortura e que, na verdade, a empresa está pagando para irritar o vendedor.
De forma geral, um bom vendedor tem o perfil de gostar de falar e de se relacionar com as pessoas, pois a última coisa que pensa em fazer é sentar e ficar redigindo relatório. Por isso, a equipe de vendedores que gasta tempo no relatório vende menos do que a equipe que se dedica integralmente as vendas.
Assim, uma empresa que recruta uma pessoa com perfil comercial e depois adiciona a função de fazer relatório, além de viver reclamando da baixa venda, no mínimo falta bom senso à administração.
O vendedor é como águia, gosta de voar alto, livre e “solto”. Por isso, para conseguir que o vendedor de o melhor de si, basta o supervisor conversar constantemente, com metodologia, para ajudar a guiar os seus passos, e assim obter um relatório verbal, com os detalhes de cliente, sem precisar transformar isso em um martírio. Ao mesmo tempo em que, na retaguarda, a administração de vendas anota no prontuário, via aplicativo, tudo sobre cliente e vendedor, data, local e todas as informações pertinentes, de forma a orientar os próximos passos.
O vendedor que recebe apoio da administração consegue produzir mais e melhor, como por exemplo visitar mais clientes porque tem mais tempo e ainda, quando volta à empresa, tem na administração alguém que ajuda a fazer a prestação de contas, liberando-o para a função comercial. Afinal, é esta pessoa de apoio quem faz o lançamento das notas de despesa, a classificação nas contas certas, etc…
Sendo assim, o melhor relatório é aquele que a empresa faz através da supervisão que apoia o agente no campo, extraindo as informações informalmente. A empresa sabe tudo que está acontecendo na relação vendedor x cliente, e pode antecipar as necessidades dos clientes a partir da formação de base de dados.
Além de agregar valor à empresa, quando o cliente é lembrado das suas necessidades pelo vendedor, que o acompanha de perto, fica muito satisfeito, de forma que o grau de relacionamento se estreita e vira parceiro. O que faz com que as vendas aumentem pouco a pouco e constantemente, pois esse é fruto de um trabalho bem realizado e estruturado.
Comentarios